Futebol e ditadura militar: o Campeonato Brasileiro, estádios, violência e festas cívicas – Mesa 1

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

É com enorme satisfação que o Ludopédio apresenta o III Seminário Brasil Republicano: Futebol e Ditaduras, em parceria com o Instituto de História da Universidade Federal Fluminense e com o grupo de pesquisa Brasil Republicano (BR-PHCP) que reúne especialistas de universidades de todo o Brasil. O evento partiu do convite da historiadora Lívia Magalhães, que é uma das professoras aqui no #LudopédioEDUCA, e autora de pesquisas indispensáveis na chave futebol e regimes autoritários.

A proposta aceita de bate-pronto é um mais uma tabelinha que nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a divulgação científica. Nesta sessão, anunciamos a presença dos pesquisadores João Malaia (UFSM) e Rafael Fortes (UniRIO), com a mediação de Renato Coutinho (UFF).

João Malaia

Historiador, realizou tese de doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo sobre a inserção de negros e portugueses na sociedade carioca por meio da análise do processo de profissionalização de jogadores no Vasco da Gama (1919-1935). Realizou pós doutorado em História Comparada na UFRJ pesquisando as principais competições internacionais esportivas já sediadas no Rio de Janeiro (1919 - 2016). Autor de livros como Torcida Brasileira, 1922: as celebrações esportivas do Centenário e Pesquisa Histórica e História do Esporte. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua como pesquisador do Ludens-USP.

Rafael Fortes

É um dos editores do Blog História(s) do Sport: http://historiadoesporte.wordpress.com/
Veja também:
  • 17 de setembro de 2022

    Futebol na Sala de Aula # Sessão 3

    Equipe Ludopédio, Instituto Federal de Rondônia
  • 17 de setembro de 2022

    Futebol na Sala de Aula # Sessão 2

    Equipe Ludopédio, Instituto Federal de Rondônia
  • 17 de setembro de 2022

    Futebol na Sala de Aula # Sessão 1

    Equipe Ludopédio, Instituto Federal de Rondônia