Futebol e ditadura militar: o Campeonato Brasileiro, estádios, violência e festas cívicas – Mesa 2

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

É com enorme satisfação que o Ludopédio apresenta o III Seminário Brasil Republicano: Futebol e Ditaduras, em parceria com o Instituto de História da Universidade Federal Fluminense e com o grupo de pesquisa Brasil Republicano (BR-PHCP) que reúne especialistas de universidades de todo o Brasil.

O evento partiu do convite da historiadora Lívia Magalhães, que é uma das professoras aqui no #LudopédioEDUCA, e autora de pesquisas indispensáveis na chave futebol e regimes autoritários. A proposta aceita de bate-pronto é um mais uma tabelinha que nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a divulgação científica.

Nesta sessão, anunciamos a presença dos pesquisadores Bruno Rei (CPII), Daniel Araújo (CPDOC/FGV) e Irlan Simões (UERJ), com a mediação de Renato Coutinho (UFF).

Bruno Duarte Rei

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em História também pela UFRJ, agraciado com Diploma de Dignidade Acadêmica - Grau Cum Laude. É professor do Colégio Pedro II, onde, atualmente, exerce o cargo de Coordenador Pedagógico da Equipe de Educação Física do Campus São Cristóvão I. É pesquisador associado ao Brasil Republicano: Pesquisadores em História Política e Cultural, grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. Jorge Ferreira e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UFF; ao Laboratório Educação e República, liderado pela Profa. Dra. Lia Faria e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; e ao Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes, liderado pela Profa. Dra. Sílvia Lüdorf e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRJ. É membro titular do comitê científico do grupo de trabalho temático Memórias da Educação Física e Esportes do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Sua trajetória acadêmica está voltada, especialmente, para o desenvolvimento de estudos circunscritos à área de História do Brasil Republicano, com ênfase na História Política e Cultural da ditadura militar. Outro tema de interesse é a História das Práticas Corporais Institucionalizadas, notadamente do esporte e da Educação Física.

Irlan Simões da C. Santos

Jornalista e pesquisador do futebol. Doutorando em Comunicação (PPGCom/UERJ). Autor do livro "Clientes versus Rebeldes: novas culturas torcedoras nas arenas do futebol moderno".    
Veja também:
  • 20 de maio de 2022

    Representações midiáticas e cobertura esportiva

    Daniel Leal, Soraya Damasio Bertoncello, Itamá do Nascimento, Pedro Vasconcelos
  • 19 de maio de 2022

    A economia e a política no futebol

    Anderson David Gomes dos Santos, Rodrigo Carrapatoso de Lima, Nathan Pereira Barbosa, Carol Fontenelle
  • 18 de maio de 2022

    Questões raciais e de gênero

    Júlia Belas, Natália Silva, Lídia⁩ Ramires, Sandra de Deus