Futebol e Ditaduras: Estado Novo e o esporte de mulheres – Mesa 02

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

É com enorme satisfação que o Ludopédio apresenta o III Seminário Brasil Republicano: Futebol e Ditaduras, em parceria com o Instituto de História da Universidade Federal Fluminense e com o grupo de pesquisa Brasil Republicano (BR-PHCP) que reúne especialistas de universidades de todo o Brasil.

O evento partiu do convite da historiadora Lívia Magalhães, que é uma das professoras aqui no #LudopédioEDUCA, e autora de pesquisas indispensáveis na chave futebol e regimes autoritários.

A proposta aceita de bate-pronto é um mais uma tabelinha que nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a divulgação científica.

Nesta primeira sessão, temos a alegria de anunciar a presença das pesquisadoras Fernanda Haag (USP), Nathalia Fernandes (UFF), Aira Bonfim (CPDOC-FGV) e Giovana Capucim (USP). Com a mediação da organizadora do Seminário, a professora Lívia Magalhães, o debate trará os efeitos da ditadura varguista nas práticas esportivas de mulheres e seus desdobramentos.

Aira F. Bonfim

Mestre em História pela FGV com pesquisas dedicadas à história social do futebol praticado pelas brasileiras da introdução à proibição (1915-1941). É produtora, artista-educadora e por 7 anos esteve como técnica pesquisadora do Museu do Futebol. O futebol de várzea, os  debate sobre patrimônios e mais recentemente o boxe e o circo, são alguns temas em constante flerte... 

Fernanda Ribeiro Haag

Historiadora e zagueira.  É doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), investigando o futebol brasileiro a partir da perspectiva de gênero e trabalho. Mestra em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Stadium: Grupo de Pesquisa em História do Esporte e Práticas Lúdicas (UFSM). Apresenta o #PorOutroFutebol Popular aqui no Ludopédio e escreve a coluna #ElasPorEla no Brasil de Fato-PR.

Giovana Capucim e Silva

Mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP) e é integrante do GIEF (Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol) e do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas-USP).
Veja também:
  • 3 de abril de 2024

    Debate com a comissão organizadora

    Fernanda Ribeiro Haag, Mariana Mandelli, Marina de Mattos Dantas, Natália Silva, Taiane Anhanha Lima
  • 2 de abril de 2024

    Projetos e produtos

    Giovanna Vitória Rodrigues Pereira, Nathalia Cristina Servadio, Bianca Anacleto Francisco, Mônica Saraiva da Silva, Aira F. Bonfim
  • 1 de abril de 2024

    Mulheres e Torcer

    Yordanna Lara Rêgo, Maria Karolinne Rangel de Mello, Thaís Rodrigues de Almeida, Ana Caroline Lessa, Gabriela Lopes Gomes