Futebol e Ditaduras: Estado Novo e o esporte de mulheres

Leda Costa, Silvana Vilodre Goellner 17 de agosto de 2021

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

É com enorme satisfação que o Ludopédio apresenta o III Seminário Brasil Republicano: Futebol e Ditaduras, em parceria com o Instituto de História da Universidade Federal Fluminense e com o grupo de pesquisa Brasil Republicano (BR-PHCP) que reúne especialistas de universidades de todo o Brasil.

O evento partiu do convite da historiadora Lívia Magalhães, que é uma das professoras aqui no #LudopédioEDUCA, e autora de pesquisas indispensáveis na chave futebol e regimes autoritários. A proposta aceita de bate-pronto é um mais uma tabelinha que nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a divulgação científica.

Nesta primeira sessão, temos a alegria de anunciar a presença das pesquisadoras – e grandes parceiras do Ludo – Leda Costa (UERJ) e Silvana Goellner (UFGRS). Com a mediação da organizadora do Seminário, a professora Lívia Magalhães, o debate trará os efeitos da ditadura varguista nas práticas esportivas de mulheres e seus desdobramentos.

Leda Maria Costa

Professora visitante da Faculdade de Comunicação Social (UERJ) - Pesquisadora do LEME - Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte -

Silvana Goellner

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Aposentada).  Ex-coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e  Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Esporte Cultura e História (GRECCO). Pesquisadora e ativista do Futebol de Mulheres. Integrante do Grupo de Estudos Mulheres do Futebol (GEMF).
Veja também:
  • 29 de março de 2024

    História e memória do futebol

    Ana Gabriela Alves Medeiros, Bruna Ferraz Barenco, Taiane Anhanha Lima, Andrea Perez,
  • 28 de março de 2024

    Museus, linguagens e discursos

    Luana Costa da Silva, Andrea Ariani, Angélica dos Santos Angelo, Jacyane Dantas de Sousa, Sibelle Barbosa da Silva
  • 27 de março de 2024

    Mulheres e Mídia

    Flaviane Rodrigues Eugênio, Ana Gabriella da Costa Cardoso, Letícia Basto Pigari, Emilia dos Santos Sosa