Grupos de Pesquisa

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Grupa – Grupo de estudos em gênero e esporte

Grupa é uma grupa de estudos e pesquisas, sediado na Universidade Federal do Espírito Santo, que se debruça sobre a temática do esporte e das relações de gênero. Nossa proposta é de estudar o ensino e treinamento do esporte atravessado pelos marcadores culturais de gênero e sexualidade, considerando que aprendemos e jogamos como pessoas imersas em relações sociais que influenciam nossa apropriação deste fenômeno.  

Com essa questão em mente, sabemos que não basta desenvolver estudos e pesquisas que estejam descoladas da intervenção e, por isso, nos dedicamos a uma série de atividades de extensão, como projetos de esporte para mulheres adultas e projetos de iniciação esportiva para crianças e jovens. Hoje atuamos com futsal e handebol feminino universitário e com a iniciação e treinamento do futsal feminino infanto-juvenil.

Sabemos que ensinar bem o esporte implica conhecer as metodologias inovadoras, que buscam o protagonismo, a inteligência e a criatividade, e por isso, estudamos muito o ensino do esporte. Além disso, significa também ensinar o esporte a todas e todos. Para isso, precisamos de metodologias que gerem protagonismo e oportunidades para todas as pessoas, mesmo aquelas que são desincentivadas a sua prática por toda a vida, como acontece com as mulheres. Sabemos que o esporte é um domínio reconhecido socialmente como masculino e, por isso, mulheres e pessoas que não se encaixam num determinado padrão de masculinidade viril e agressiva, muitas vezes, são impedidas ou desestimuladas a jogar. Por isso, ensinar bem o esporte, implica também ensinar mais que o esporte. Essa postura demanda tomar o esporte como um objeto de estudo e de problematizações, para que ele também contribua na transformação dele próprio e de nossas vidas.

O nome Grupa tenta sintetizar todas essas nossas ambições. Não somos a única “grupa” que existe, mas talvez a primeira numa universidade pública, engajada com a pesquisa e formação de acadêmicas/os, professoras/es e treinadoras/es.

Em primeiro lugar, somos uma grupa, porque queremos tensionar as convenções e hegemonias masculinas no esporte. E começamos por tensionar a própria gramática portuguesa, para, em consonância, propor também gramáticas esportivas mais plurais, que abriguem todos os corpos e não discriminem ou os hierarquize. Gramáticas esportivas que sirvam para criar vínculos e alianças, que sirvam para que conheçamos as diferenças e dialoguemos a partir delas.

Em segundo lugar, somos uma grupa porque nosso objetivo é agrupar corpos, ideias e propostas. Queremos tecer, ajudar e participar de redes esportivas democráticas. Estamos sempre abertas/os para agrupar pessoas interessadas e ideias em prol de um esporte mais democrático e socialmente engajado com a mudança das nossas vidas!

Você pode se agrupar indo às nossas reuniões, lendo as nossas publicações, participando ou contribuindo com os nossos projetos de extensão ou eventos. Ou mandando um e-mail ggegrupa@gmail.com ou mensagem para gente!

Agrupa-se!

Integrantes do grupo de pesquisa

Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A