Mulheres insurgentes com Juliana Cabral e Vanessinha

Aquela rebeldia que o futebol feminino tanto precisa tem de sobra nas convidadas de #PorOutroFutebol desta semana. As anfitriãs Lu Castro e Silvana Goellner recebem duas personagens fundamentais do futebol de mulheres, saiba mais sobre as convidadas:

Juliana Cabral é formada em Educação Física, ex-jogadora de futebol passando por Saad, São Paulo, Corinthians e Vasco. Jogou na Suécia (2004) e nos EUA (2005 e 2006). Defendeu a seleção nos Jogos OIímpicos de Sidney e medalha de prata em Atenas. Ouro no Pan Americano de 2003 e nos SulAmericanos de 1998 em Mar Del Plata e de 2003 no Peru. Atuou no futsal pelo Pro Sport, Saad e Associação Sabesp. Foi comentarista na Band e BandSports em 2007, Redetv, Rádio Globo e ESPN.

Vanessa Pereira tem 32 anos e é ala esquerda no futsal. Iniciou sua trajetória no Governador Valadares/MG em 2005, passando por Kindermann/Caçador/SC, Burela/ESP, Pescara/ITA, Jimbee/ESP, Ternana/ITA e atualmente defende a Lazio/ITA. Eleita a melhor jogadora de futsal do mundo em 2010, 2011 e 2012. Atua na Seleção Brasileira desde 2010 e acumula seis títulos mundiais, quatro mundiais universitários, além de sul americanos, Copa América, entre outros. Por clubes se destacam os títulos da Liga Nacional do Brasil que venceu sete vezes.

Lu Castro

Jornalista especializada em futebol feminino. É colaboradora do Portal Vermelho e é parceira do Sesc na produção de cultura esportiva.

Silvana Goellner

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Aposentada).  Ex-coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e  Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Esporte Cultura e História (GRECCO). Pesquisadora e ativista do Futebol de Mulheres. Integrante do Grupo de Estudos Mulheres do Futebol (GEMF).
Ouça também:
  • 23 de março de 2021

    Corpos Trans e Esporte

    Bernardo Gonzales, Fidel Machado
  • 9 de março de 2021

    Marcia Tafarel e Rosana dos Santos Augusto

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 8 de dezembro de 2020

    Retrospectiva 2020: Arenização e Elitização do Futebol Brasileiro

    Fernanda Ribeiro Haag, João Manuel Casquinha Malaia Santos