Lançamento do livro Forasteiros

19 de julho de 2021

A Editora Grande Área lança livro nacional sobre o torcedor visitante “Forasteiros”, do jornalista Rodrigo Barneschi, celebra a
arquibancada em tempos de estádios fechados ao público.

Forasteiros

O jornalista Rodrigo Barneschi acaba de lançar, pela Editora Grande Área, seu primeiro livro, “Forasteiros – Crônicas, vivências e reflexões de um torcedor visitante”. É uma obra que parte da experiência do autor – que já assistiu a mais de mil jogos em quase cem estádios – para apresentar a figura do aficionado que viaja longas distâncias e enfrenta condições adversas para ver seu time jogar.

“Forasteiros” é a segunda publicação original da Editora Grande Área, que, reconhecida por lançar biografias de grandes personagens do futebol europeu (Johan Cruyff, Pep Guardiola, José Mourinho, Jürgen Klopp, entre outros), reforça a proposta de investir em autores nacionais, a exemplo do que já havia feito com o lançamento recente de “O futebol como ele é”, do também jornalista Rodrigo Capelo.

Segundo Barneschi, “é um livro sobre futebol, mas os jogadores são personagens secundários, irrelevantes até, não havendo espaço para análises táticas ou técnicas”. O que interessa para ele são “as torcidas, os embates entre rivais, as interações sociais que se estabelecem em ambientes grandiosos e outrora populares”. Conhecido por defender essa causa em seu antigo blog e também em jornais, sites e revistas, Barneschi é integrante do coletivo Na Bancada, da Central3, e acredita que o livro pode ajudar a ampliar o espaço da literatura de arquibancada no Brasil.

Ao longo de 272 páginas, o autor visita 45 estádios de 28 cidades do Brasil e da América Latina, e direciona seu olhar para 52 torcidas diferentes. Há desde decisões de Libertadores a jogos esquecidos no interior paulista, de duelos aguerridos nos maiores estádios do país a experiências quase antropológicas em pequenas canchas dos subúrbios bonaerenses. “É uma obra dedicada a caravanas de ônibus, epopeias aeroportuárias, caminhadas de um estádio a outro, batalhas campais e tudo mais o que compõe a experiência de ver um jogo como forasteiro”, explica.

Com prefácio do historiador Luiz Antonio Simas e fotos selecionadas de Gabriel Uchida, criador do projeto FotoTorcida, “Forasteiros” está em pré-venda no site da editora. A aquisição do livro na pré-venda, que vai até o dia 23/07, sexta-feira, garante condições especiais e a oferta de conteúdos extras (playlist, fotos exclusivas e acervo de matérias do autor) que complementam o livro. Uma versão em e-book será lançada nas próximas semanas.

Confira um pequeno trecho do prefácio de Luiz Antonio Simas:

“Ao fazer isso, Barneschi acaba escrevendo um tratado que, partindo de experiências pessoais, vai além e finca bandeira na encruzilhada em que o jornalismo, o memorialismo, a sociologia do esporte e a literatura de viagem se encontram, a ponto de em certo momento não distinguirmos mais uma coisa da outra. Forasteiros é um livro que desmonta fronteiras.”

Veja também:
  • 23 de junho de 2022

    Rozzeira: a revista da mulher no futebol

    Jay Oliveira, Claudio Campos
  • 13 de setembro de 2021

    Zagueiros correm mais risco de desenvolver demência

    Pesquisa FAPESP
  • 22 de julho de 2021

    Stadium Project Art Collection

    Ivo Barreto