Mesa 3 – Novas Perspectivas dos Estudos do Futebol

Inscreva-se no canal do Ludopédio no Youtube!

Caroline de Almeida

Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação em História também pela Universidade Federal de Santa Catarina e Bacharelado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Desde 2011, é pesquisadora do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI/UFSC), atuando, principalmente, nas áreas de esporte, globalização e gênero.

Fidel Machado

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento (GPFEM - Unicamp).

Luiza Aguiar dos Anjos

Atleticana, boleira, professora e pesquisadora. Interessada principalmente nas existências invisibilizadas nas arquibancadas e campos.

Maurício Rodrigues Pinto

Bacharel em História, pela Universidade de São Paulo (USP, com especialização em Sociopsicologia, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e mestre pelo programa interdisciplinar Mudança Social e Participação Política, da USP. Corinthiano, no seu mestrado pesquisou masculinidades e a atuação de movimentos de torcedorxs contrários à homofobia e ao machismo no futebol brasileiro. Integrou o coletivo HLGBT (Histórias de Vida LGBT) e participou do projeto que resultou no livro “Histórias de Todas as Cores: Memórias Ilustradas LGBT”, projeto selecionado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (ProaC), no edital de Promoção das Manifestações Culturais com Temática LGBT.
Veja também:
  • 3 de abril de 2024

    Debate com a comissão organizadora

    Fernanda Ribeiro Haag, Mariana Mandelli, Marina de Mattos Dantas, Natália Silva, Taiane Anhanha Lima
  • 2 de abril de 2024

    Projetos e produtos

    Giovanna Vitória Rodrigues Pereira, Nathalia Cristina Servadio, Bianca Anacleto Francisco, Mônica Saraiva da Silva, Aira F. Bonfim
  • 1 de abril de 2024

    Mulheres e Torcer

    Yordanna Lara Rêgo, Maria Karolinne Rangel de Mello, Thaís Rodrigues de Almeida, Ana Caroline Lessa, Gabriela Lopes Gomes