Mesa 4 – Futebol, Política e Transformação Social

Inscreva-se no canal do Ludopédio no Youtube!

João Malaia

Historiador, realizou tese de doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo sobre a inserção de negros e portugueses na sociedade carioca por meio da análise do processo de profissionalização de jogadores no Vasco da Gama (1919-1935). Realizou pós doutorado em História Comparada na UFRJ pesquisando as principais competições internacionais esportivas já sediadas no Rio de Janeiro (1919 - 2016). Autor de livros como Torcida Brasileira, 1922: as celebrações esportivas do Centenário e Pesquisa Histórica e História do Esporte. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua como pesquisador do Ludens-USP.

Lívia Gonçalves Magalhães

Vascaína, parte da imensa torcida bem feliz. Professora de História no Instituto de História da UFF. Autora dos livros História do Futebol (Apesp) e Com a taça nas mãos (Lamparina/Faperj); organizadora de Lugar de Mulher (Oficina Raquel) e com Rosana da Câmera Teixeira Futebol na sala de aula (Eduff). Apaixonada por literatura, futebol e cultura popular latino-americana.

Silvana Goellner

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Aposentada).  Ex-coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e  Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Esporte Cultura e História (GRECCO). Pesquisadora e ativista do Futebol de Mulheres. Integrante do Grupo de Estudos Mulheres do Futebol (GEMF).
Veja também:
  • 20 de maio de 2022

    A economia e a política no futebol

    Anderson David Gomes dos Santos, Rodrigo Carrapatoso de Lima, Nathan Pereira Barbosa, Carol Fontenelle
  • 18 de maio de 2022

    Questões raciais e de gênero

    Júlia Belas, Natália Silva, Lídia⁩ Ramires, Sandra de Deus
  • 17 de maio de 2022

    Formas de torcer

    Ana Daniella Fechine, Phelipe Caldas, Maria do Socorro de Sousa Cruz, Hevilla Wanderley Fernandes