A proposta é não só oferecer o que de melhor tem sido produzido por pesquisadores no Brasil e no exterior sobre a temática, mas também as experiências daqueles(as) que vivenciaram o esporte por dentro, como atletas, e através da cobertura de eventos esportivos, como jornalistas. O combate ao racismo e o movimento antirracista na contemporaneidade são outros pontos de suma importância a serem estimulados nesse debate. 

Para fechar o Simpósio com chave de ouro, o público acompanhou um excelente e profundo debate sobre o racismo enraizado na sociedade e, consequentemente, no futebol. Estiveram presentes na mesa Marcelo Carvalho, Claudia Jacobs, Ricardo Pinto e Aranha, com mediação de Marcel Tonini.

🔸 Idealizador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho destacou uma quebra do silenciamento na modalidade, com o aumento das denúncias de racismo no meio. Só em 2022, já são 69 casos. 

🔸A jornalista Claudia Jacobs e o historiados Ricardo Pinto pontuaram como o futebol é reflexo da sociedade e como a estrutura racista se mantém intacta. Eles ressaltaram os estádios como locais permissivos à prática racista e criticaram a atuação dos clubes contra a temática, se reduzindo ao mero marketing. 

🔸 E para finalizar, o ex-jogador Aranha trouxe seu depoimento sobre o assunto, destacando o ambiente propício para a manifestação racista, que se instala no futebol, e  que o problema do racismo ainda é invisibilizado, dificultando o seu combate. 

Ricardo Pinto dos Santos Historiador, é especialista em História do Esporte e do Lazer, violência e racismo.

Claudia Silva Jacobs Jornalista, foi diretora de comunicação da Riotur e organizadora das coletivas de imprensa nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Marcel Tonini Cientista social, é especialista em História Oral, Relações Étnico-raciais e História dos negros no futebol.

Marcelo Carvalho Idealizador e diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, fundado em 2014.

Mário Lúcio Duarte Costa (Aranha) Ex-goleiro, Escritor, Palestrante, Ativista Contra a Discriminação Racial, Premiado pelo Direitos Humanos, Coordenador Futebol Mogi Mirim E.C.

Ricardo Pinto

Doutor em História Comparada - PPGHC - UFRJ - autor de diversos livros, dentre eles: ENTRE RIVAIS - Editora MAUAD.

Marcel Diego Tonini

É doutor (2016) e mestre (2010) em História Social pela Universidade de São Paulo, sendo também bacharel (2006) e licenciado (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Araraquara). Integra o Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS-USP). Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e História, com ênfase em Sociologia do Esporte, Relações Étnico-raciais, História Oral e História Sociocultural do Futebol, trabalhando principalmente com os seguintes temas: futebol, racismo, xenofobia, migração, memória e identidade.

Veja também:
  • 29 de março de 2024

    História e memória do futebol

    Ana Gabriela Alves Medeiros, Bruna Ferraz Barenco, Taiane Anhanha Lima, Andrea Perez,
  • 28 de março de 2024

    Museus, linguagens e discursos

    Luana Costa da Silva, Andrea Ariani, Angélica dos Santos Angelo, Jacyane Dantas de Sousa, Sibelle Barbosa da Silva
  • 27 de março de 2024

    Mulheres e Mídia

    Flaviane Rodrigues Eugênio, Ana Gabriella da Costa Cardoso, Letícia Basto Pigari, Emilia dos Santos Sosa