Mulher negra latino-americana no futebol

Júlia Belas, Natália Silva 23 de agosto de 2021

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

Em edição especial no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, também comemorado o Dia de Tereza de Benguela, o #PorOutroFutebol debate o racismo contra as mulheres negras no futebol brasileiro. Como o preconceito racial atinge essas mulheres? Como são as intersecções de raça e gênero? E como transformar esse ambiente em um espaço inclusivo e acolhedor ?

Com apresentação de Júlia Belas e Natália Silva e participação de Natália Andrade.

Júlia Belas

Jornalista pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Jornalismo Esportivo pela St. Mary's University, Chevening alumna 2015-16.

Natália Silva

Jornalista, é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), estudando o jornalismo esportivo e a interseccionalidade raça-gênero, através da história oral de jornalistas negras. É membro do grupo de pesquisa Jornalismo Esportivo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Rede Nordestina de Estudos em Mídias e Esportes (ReNEme). Idealizou e produziu o projeto A Negra no Futebol Brasileiro, que fez parte das ações globais Black Lives Matter Football, #FootballPeople e Football v Homophobia, da Fare Network (Inglaterra). Atualmente, é parte do programa Mudjeris di li i di lá (programa de intercâmbio Brasil - Cabo Verde).
Veja também:
  • 4 de setembro de 2023

    Balanço da Copa do Mundo 2023 por especialistas

    Fernanda Ribeiro Haag, Mariana Mandelli
  • 30 de junho de 2023

    As pioneiras pedem passagem

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 6 de junho de 2023

    Racismo no futebol, para além das quatro linhas

    Marcelo Medeiros Carvalho