O Tempo da Bola: A Coligay e torcidas LGBTQIA+ com Luiza dos Anjos – TEMP02 – EP04

Como primeiro episódio do ano, continuamos explorando o futebol dissidente, mas agora vamos mudar um pouco o tema para o futebol LGBTQIA + nesses dois próximos episódios. Neste, discutiremos sobre as torcidas LGBT+, dando foco a mais conhecida de todas: a Coligay. 

Tendo surgido em tempos de ditadura civil-militar, a Coligay se destacou como torcida do Grêmio. Ela frequentava seus jogos, mesmo sob a cultura cisheteronormativa dominante no futebol. Para essa conversa, chamamos Luiza Aguiar dos Anjos, que estudou a torcida em seu doutorado!

Lembrando que já está disponível no canal do Ludopédio nossa live sobre futebol de mulheres que fizemos há duas semanas!

Bom proveito! 

 

Textos de referência

De “são bichas, mas são nossas” à “diversidade da alegria: uma História da torcida Coligay. (Luiza dos Anjos)

Recusando armários: histórias de homens homossexuais no futebol brasileiro (Luiza dos Anjos, José da Silva Júnior)

Futebol no banco dos réus: caso da homofobia (Marco Almeida, Alessandro Soares)

O Tempo da Bola é um podcast sobre a História do futebol, tendo como eixo a relação entre o esporte e sua dimensão histórica. Produzido pelos graduandos em História (USP) Diego Coppio e Gabriel Yukio, com parceria do Ludopédio.

Siga “O Tempo da Bola” nas redes e divulgue conhecimento! 

Twitter

Facebook

Instagram

Linktr

_____________

Por que a #Ludosfera?

O programa “O Tempo da Bola” é uma produção independente. Os historiadores Diego Coppio e Gabriel Yukio tem liberdade e autonomia total sobre o conteúdo. O Ludopédio oferece o espaço e a credibilidade do maior portal de divulgação científica da América Latina para abrigar projetos incríveis como esse. Sejam bem-vind@s!

Diego Lobo Coppio

Ajudo a produzir o podcast O Tempo da Bola juntamente com o Gabriel Yukio. Não tenho nenhuma área de pesquisa fechada, mas pra quem é apaixonado por história e futebol, todas as áreas são abertas.

Gabriel Yukio Shinoda Oliveira

São paulino desde criancinha e um dos únicos restantes de minha geração a torcer pela seleção (mesmo em tempos como esse). Estudo História na Universidade de São Paulo e realizo iniciação científica com o prof. Dr. Flavio de Campos sobre o clube paulistano de fábrica e de várzea Santa Marina F. B. C. Integro também o grupo de estudos sobre esportes do LUDENS
Ouça também:
  • 25 de fevereiro de 2021

    Futebol LGBTQIA+

    Diego Lobo Coppio, Gabriel Yukio Shinoda Oliveira
  • 11 de fevereiro de 2021

    O Tempo da Bola – Times LGBTQIA+: identidades dissidentes em campo (temp2) – EP05

    Diego Lobo Coppio, Gabriel Yukio Shinoda Oliveira
  • 18 de janeiro de 2021

    Podcasters entrevistam pesquisadoras do futebol de mulheres #Ludosfera

    Diego Lobo Coppio, Marcelo Viana Araujo Filho