O futebol de mulheres no Brasil: pontapé inicial com Aira Bonfim (EP 1)

Na nossa abertura da segunda temporada, vamos começar esse jogo com os primeiros passos do futebol de mulheres no Brasil, explorando como as mulheres o usufruíam em seus vários espaços esportivos e quais significados colocaram sobre ele. Vamos entender também as mentalidades eugenistas presentes na sociedade brasileira que serviram de justificativa para a proibição do jogo pelas mulheres. 

Para essa conversa, não poderíamos ter convidado alguém mais especial do que Aira Bonfim, mestre pela FGV com a dissertação: “Football Feminino entre festas esportivas, circos e campos suburbanos”.

Textos de referência

Football Feminino entre festas esportivas, circos e campos suburbanos: uma história social do futebol praticado por mulheres da introdução à proibição (1915-1941) (Aira Bonfim)

Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades (Silvana Goellner)

Futebol é “coisa para macho”? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol (Fábio Franzini)

O Tempo da Bola é um podcast sobre a História do futebol, tendo como eixo a relação entre o esporte e sua dimensão histórica. Produzido pelos graduandos em História (USP) Diego Coppio e Gabriel Yukio, com parceria do Ludopédio.

 

Siga “O Tempo da Bola” nas redes e divulgue conhecimento! 

Twitter

Facebook

Instagram

Linktr

 

Plataformas

https://anchor.fm/ludopedio

https://www.breaker.audio/ludopedio

http://bit.ly/GoogleLudosfera

http://bit.ly/AppleLudosfera

http://bit.ly/OvercastLudosfera

http://bit.ly/PocketCastsLudosfera

http://bit.ly/RadioPublicLudosfera

http://bit.ly/SpotifyLudosfera

_____________

Por que a #Ludosfera?

O programa “O Tempo da Bola” é uma produção independente. Os historiadores Diego Coppio e Gabriel Yukio têm liberdade e autonomia total sobre o conteúdo. O Ludopédio oferece o espaço e a credibilidade do maior portal de divulgação científica da América Latina para abrigar projetos incríveis como esse. Sejam bem-vind@s!

Diego Lobo Coppio

Ajudo a produzir o podcast O Tempo da Bola juntamente com o Gabriel Yukio. Não tenho nenhuma área de pesquisa fechada, mas pra quem é apaixonado por história e futebol, todas as áreas são abertas.

Gabriel Yukio Shinoda Oliveira

Amante dos esportes desde criança, principalmente do futebol e do vôlei, que sempre pratiquei. São Paulino de coração, corpo e alma. Jogo futebol pelo clube LGBT+ Natus F.C. Atualmente, sou mestrando em História Social pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre o Campeonato Varzeano de 1924. Na graduação, finalizada em 2023, pesquisei, durante a IC, o clube de várzea e de fábrica Santa Marina Football Club. Ainda durante a graduação, tive o privilégio de realizar estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin, onde pesquisei sobre o clube berlinense de trabalhadores A.S.V. Fichte.
Ouça também:
  • 25 de fevereiro de 2021

    Futebol LGBTQIA+

    Diego Lobo Coppio, Gabriel Yukio Shinoda Oliveira
  • 11 de fevereiro de 2021

    O Tempo da Bola – Times LGBTQIA+: identidades dissidentes em campo (temp2) – EP05

    Diego Lobo Coppio, Gabriel Yukio Shinoda Oliveira
  • 28 de janeiro de 2021

    O Tempo da Bola: A Coligay e torcidas LGBTQIA+ com Luiza dos Anjos – TEMP02 – EP04

    Diego Lobo Coppio, Gabriel Yukio Shinoda Oliveira