Bate-rebate: Esporte e Jogo

Bate-rebate: Esporte e Jogo

Pode ser difícil desvencilhar o esporte do jogo e vice-versa, principalmente quando tratamos dos esportes coletivos. Mas entendendo essa diferença, juntamente com diversos fatores atrelados a ambos, valorizamos a complexidade do fenômeno esportivo em seus diversos aspectos, inclusive no momento de jogo encontrado no esporte, não limitando o processo de ensino aprendizagem a técnicas, regras e táticas, principalmente num contexto escolar, em que o esporte e o jogo se fazem bastante presentes.

Entrevistados

ELAINE PRODÓCIMO

Possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo.

Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em educação física escolar que agora agrupa também o grupo de estudos sobre violências.

LETÍCIA AMARANTE

Estudante do quarto ano de Educação Física da UNICAMP. Atualmente, trabalha com a atlética, e também participa do grupo de estudo e pesquisa de esporte e humanidades, no qual trabalha com a extensão de esporte coletivo com as crianças com as modalidades de tchoukball e frisbee.

THIAGO LEONARDI

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor, mestre, bacharel e licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador do Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Esporte (LEME/EESEFID/UFRGS) e membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP/FEF/UNICAMP). Pesquisador nas linhas de Pedagogia do Esporte, Esportes Coletivos, Treinamento de Jovens e da Avaliação da Aprendizagem.

Um podcast produzido pelos alunos Victor Blaia, Beatriz Rodrigues, Regina Ribeiro e Oton.

Ouça também:
  • 29 de outubro de 2021

    Relatos do Basquete

    Alexandre Pyles Corra, Allan Victor Zampola Antonio, Yasmin Navarro Hurtado
  • 22 de outubro de 2021

    A complexidade dos esportes coletivos

    Edson Nascimento dos Santos Faria, Felipe Faria Fekete, Matheus Felipe Batista, Victória Aparecida de Moraes Rosa
  • 8 de outubro de 2021

    Existe idade certa para se tornar atleta?

    Cassiane Regina Ostorero da Silva, Isabela Rodrigues Wardzinski, Wesley Lopes de Magalhães