Idade atleta

Tema do grupo: Especialização precoce/Iniciação esportiva.

Resumo do episódio: Nesse episódio, será discutida uma temática muito polêmica, que vem sendo objeto de estudos e também de controvérsias entre diferentes segmentos da Educação Física, se trata da iniciação esportiva e da especialização precoce.

Com o objetivo de ampliar o debate foram convidados profissionais de Educação Física que atuam em diferentes frentes. Leandro Calixto Zago (na época da entrevista era o treinador das categorias de base do clube Atlético Mineiro), e também possui ampla experiência com escolas de futebol. Margarete Aparecida Mafra é professora do colégio particular Dom Barreto, e traz uma visão baseada em sua experiência escolar.

Michel Milistetd é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte, e também contribui para o aprofundamento do debate, baseando-se nos estudos da área da pedagogia do esporte. Com a contribuição desses profissionais, são realizadas discussões a respeito do momento considerado ideal para que uma criança inicie a prática esportiva de maneira adequada e saudável.

São apresentadas informações sobre as diferentes tarefas que podem ser realizadas e desenvolvidas por crianças em diferentes fases do desenvolvimento, de acordo com a literatura. Além disso, o episódio também explicita quais são os riscos associados à especialização precoce, trazendo explicações sobre o termo e sobre suas implicações físicas, psicológicas e sociais.

Portanto, esse episódio serve para o esclarecimento desses conceitos e pode servir como um possível aliado para a conscientização e para a instrução de atletas e treinadores.

Ouça também:
  • 29 de outubro de 2021

    Relatos do Basquete

    Alexandre Pyles Corra, Allan Victor Zampola Antonio, Yasmin Navarro Hurtado
  • 22 de outubro de 2021

    A complexidade dos esportes coletivos

    Edson Nascimento dos Santos Faria, Felipe Faria Fekete, Matheus Felipe Batista, Victória Aparecida de Moraes Rosa
  • 15 de outubro de 2021

    Bate-rebate: Esporte e Jogo

    Victor Blaia, Beatriz Rodrigues, Regina Ribeiro, Oton Aguiar