Técnica e tática nos esportes

Visto que os esportes são manifestações culturais, isto é, demonstram divergentes modos de viver no mundo e usufruir do corpo , eles podem representar como os contextos históricos e as produções sociais variam e podem influenciar nas atividades humanas.

Além do mais, apresentam ainda estruturas lógicas do pensamento humano, como possivelmente o individualismo e a pressão em relação à qualificação pessoal. Estes estão possivelmente expressos, por exemplo, na especialização precoce dos gestos técnicos esportivos, elemento que teoricamente incentiva uma exclusão de iniciantes em práticas coletivas.

Isso incentiva a criação de crenças que tornam o esporte muitas vezes uma manifestação distante de sua aplicação nas diversas faixas etárias. Ademais, costumam incentivar a reflexão que não há conexão entre as modalidades, o que dificulta sua pedagogia.

Sendo assim, Bayer propôs conceitos que pudessem ajudar a repensar algumas teias de raciocínio, como as invariantes e os princípios operacionais. Ambos conseguem aproximar as semelhanças comuns entres os Esportes Coletivos, que permitem visualizar uma mesma estrutura de jogo entre os mesmos. Com isso, tornam passíveis um mesmo tratamento educacional, não distanciando as modalidades entre si.

Além de tudo, critica um modelo tecnicista, que prioriza o ensino dos fundamentos dos esportes, pensando que a compreensão dos mesmos seriam o suficiente para um processo pedagógico completo. Todavia, há uma defasagem dos próprios alunos no empreendimento coletivo do jogo, ou seja, as relações e comunicações entre os jogadores são ineficientes, refletindo as histórias socioculturais e seus conflitos.

Ouça também:
  • 29 de outubro de 2021

    Relatos do Basquete

    Alexandre Pyles Corra, Allan Victor Zampola Antonio, Yasmin Navarro Hurtado
  • 22 de outubro de 2021

    A complexidade dos esportes coletivos

    Edson Nascimento dos Santos Faria, Felipe Faria Fekete, Matheus Felipe Batista, Victória Aparecida de Moraes Rosa
  • 15 de outubro de 2021

    Bate-rebate: Esporte e Jogo

    Victor Blaia, Beatriz Rodrigues, Regina Ribeiro, Oton Aguiar