#PorOutroFutebol com fotógrafo Fabio Soares e Luciano Araújo, criador do Botões Clássicos

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

O isolamento social trouxe um maior impacto econômico nos trabalhadores da bola das divisões inferiores do futebol brasileiro. Contudo, há uma série de categorias profissionais ligadas diretamente ao futebol que sofreram os efeitos da pandemia, invisibilizadas na infodemia do caos político e sanitário no Brasil.

Pra compreender as distintas realidades dos trabalhadores do futebol, a dupla de anfitriões historiadores do #PorOutroFutebol, Fernanda Haag e João Malaia, recebem um dos grandes talentos da fotografia das arquibancadas brasileiras, Fabio Soares, e o criador de um dos redutos de preservação da cultura e tradição futebolística, Botões Clássicos, Luciano Araújo.

Fernanda Ribeiro Haag

Historiadora e zagueira.  É doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), investigando o futebol brasileiro a partir da perspectiva de gênero e trabalho. Mestra em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Stadium: Grupo de Pesquisa em História do Esporte e Práticas Lúdicas (UFSM). Apresenta o #PorOutroFutebol Popular aqui no Ludopédio e escreve a coluna #ElasPorEla no Brasil de Fato-PR.

João Malaia

Historiador, realizou tese de doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo sobre a inserção de negros e portugueses na sociedade carioca por meio da análise do processo de profissionalização de jogadores no Vasco da Gama (1919-1935). Realizou pós doutorado em História Comparada na UFRJ pesquisando as principais competições internacionais esportivas já sediadas no Rio de Janeiro (1919 - 2016). Autor de livros como Torcida Brasileira, 1922: as celebrações esportivas do Centenário e Pesquisa Histórica e História do Esporte. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua como pesquisador do Ludens-USP.
Veja também:
  • 4 de setembro de 2023

    Balanço da Copa do Mundo 2023 por especialistas

    Fernanda Ribeiro Haag, Mariana Mandelli
  • 30 de junho de 2023

    As pioneiras pedem passagem

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 6 de junho de 2023

    Racismo no futebol, para além das quatro linhas

    Marcelo Medeiros Carvalho