Questionamento do falocentrismo em campo com Indyamara Massaro e Julian Silvestrin

Bernardo Gonzales, Fidel Machado 9 de setembro de 2020

Para propor e aprofundar ações de combate aos mais variados tipo de LGBTfobias no esporte, a dupla Fidel Machado e Bernardo Gonzales trazem as definições e implicações da masculinidade no futebol para o centro da discussão.

Neste episódio, #PorOutroFutebol conta com a presença de dois convidados que se dedicam a estudar e militar sobre a pauta da equidade de gênero e luta anti-LGBTfóbica: 

Indyamara Massaro

Feminista, internacionalista e pesquisadora de masculinidades, sistemas políticos e os diálogos possíveis com os outros futebóis.

Julian Silvestrin

Doutorando em Ciências humanas na UFSC e pesquisa transmasculinidades e esportes.

Bernardo Gonzales

Transmasculino, professor e militante de causas sociopolíticas, em especial as que se referem as pessoas LGBTQIA+. Jogador de futebol amador, atuou  na coordenação e no elenco do 1º time de futebol de homens transexuais do Brasil e desde então propõe reflexões acerca de outras possibilidades de futebóis.

Fidel Machado

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento (GPFEM - Unicamp).
Ouça também:
  • 23 de março de 2021

    Corpos Trans e Esporte

    Bernardo Gonzales, Fidel Machado
  • 9 de março de 2021

    Marcia Tafarel e Rosana dos Santos Augusto

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 8 de dezembro de 2020

    Retrospectiva 2020: Arenização e Elitização do Futebol Brasileiro

    Fernanda Ribeiro Haag, João Manuel Casquinha Malaia Santos