Skate e Surf com Giancarlo Machado e Léo Nepomuceno

Enrico Spaggiari, Marco Lourenço 4 de agosto de 2021

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

Em clima de Jogos Olímpicos, o Ludopédio em Casa está de volta trazendo Skate e Surf para o debate. As modalidades estrearam nos Jogos de Tóquio e o Brasil trouxe medalhas pra casa, com o potiguar Ítalo Ferreira e a maranhense Rayssa Leal. Os feitos olímpicos destes atletas trazem consigo histórias da carência de recursos do esporte brasileiro, a complexa questão regional no país e até mesmo o debate sobre a profissionalização de crianças e adolescentes no esporte. Para entendermos o universo destas modalidades, a história do seu desenvolvimento e os impactos dos Jogos de Tóquio, convidamos os pesquisadores Giancarlo Machado e Leo Nepomuceno, especialistas no assunto.

Saiba mais sobre os convidados:

Giancarlo Marques Carraro Machado
Doutor e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes-MG). Professor adjunto vinculado ao departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG). É pesquisador do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU/USP) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS/USP). É autor do livro De carrinho pela cidade: a prática do skate em São Paulo (Ed. Intermeios/FAPESP) e organizador da coletânea Entre Jogos e Copas: reflexões de uma década esportiva (Ed. Intermeios/FAPESP).

Léo Nepomuceno
Graduação e mestrado em Psicologia. Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Esportes e da Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador com engajamento nas temáticas: Psicologia Social do Esporte; Estudos Socioculturais das Práticas Corporais; Aspectos Socioculturais do Surfe. Possui diversos artigos e publicações sobre o surfe brasileiro e recentemente organizou do livro “Psicologia do Esporte e Surfe: aspectos psicológicos e socioculturais”.

Enrico Spaggiari

Mestre e doutor em Antropologia Social pela USP.Fundador e editor do Ludopédio.

Marco Lourenço

Professor, Mestre em História (USP), Divulgador Científico (Ludopédio) e Produtor de Conteúdo (@gema.io). Desde 2011, um dos editores e criadores de conteúdo do Ludopédio. Atualmente, trabalha na comunicação dos canais digitais, ativando campanhas da Editora Ludopédio e do Ludopédio EDUCA, e produzindo conteúdos para as diferentes plataformas do Ludo.
Veja também:
  • 15 de julho de 2022

    Futebóis do Norte

    Aline Meriane do Carmo de Freitas, Felipe Damasceno, Victor de Leonardo Figols
  • 25 de janeiro de 2022

    O trabalho na base: psicologia do esporte

    Marina de Mattos Dantas, Roberta Pereira da Silva
  • 1 de setembro de 2021

    Democracia e 111 anos de Corinthians

    Marco Lourenço, Max Rocha, José Paulo Florenzano, Leonor Macedo, Plínio Labriola Negreiros