Stadium Project Art Collection

Ivo Barreto 22 de julho de 2021

A Stadium Project Art Collection é uma coleção de arte física (serigrafias em tinta vinílica sobre papel 180g/m³), vendida por meio de NFTs (not fungible tokens) individualizadas para cada obra, disponíveis no Marketplace Binance. O tema que alimenta as obras da coleção é o chamado “clima de jogo” que domina o entorno dos estádios e suas arquibancadas pelo mundo. Na proposta, cada série retrata a paisagem do futebol inspirada na cena urbana e humana ao redor de um estádio de futebol icônico pelo mundo. Em um total previsto de 100 séries, ao longo de 4 anos, cada obra nasce em ilustração a nankin sobre papel e origina uma série limitada de apenas 11 serigrafias numeradas e assinadas sobre cada lugar, disponibilizadas ao público pelas NFTs individualizadas no MarketPlace Binance. As NFTs sao individuais de cada obra e, ligadas à tecnologia blockchain, são o atestado digital autenticidade e de propriedade de cada obra. Ao adquirir a NFT, a arte física é enviada ao novo proprietário, que poderá revendê-la, se assim desejar, como acontece com os cripto ativos.

A coleção começou em julho de 2021 e prevê lançamentos de 2 séries ineditas por mês, com duração estimada do projeto em 4 anos. Aliada a tokens digitais NFT, as artes físicas tornam-se criptoativos de série limitada e alta escassez. Assim a coleção, sobretudo neste começo de projeto, se apresenta como um investimento interesante, pois especialmente as obras de arte iniciais possuem uma tendência enorme de se valorizar com os anos de projeto, na medida que as séries sejam lançadas e a coleção tome corpo.

Além disso, o equivalente a cerca de 54% das serigrafias/NFTs estão previstas para doações a acervos distintos e para financiar o futebol de base no Brasil e a pesquisa científica sobre o futebol, numa parceria do Ateliê Belas Janelas e do artista Ivo Barreto, que dirigem o projeto, com o grupo Ludopédio, o maior portal científico sobre futebol na América Latina.

O Stadium Project é um projeto de coleção de arte idealizado por brasileiros, escolhido em seleção global da Binance, a maior exchange de cripto ativos do mundo. Com isso o Stadium Project faz parte do seleto grupo de cerca de 100 artistas do “Innovative Criators Program”, fase inicial do Marketplace Binance NFT (nft.binance.com), em que apenas convidados disponibilizam suas obras aliadas aos tokens NFT, abrindo a experiência Binance com as artes digitais no mundo.

Conheça mais sobre a coleção Stadium Project e acompanhe o projeto no Instagram.

Escolha sua arte/NFT em Binance e faça parte desta jornada de afeto e futebol!

Ivo Barreto

Arquiteto e Urbanista pela UFF (2004) e Mestre em Projeto e Patrimônio (PROARQ-UFRJ, 2017).  Com destacada atuação no campo da preservação do patrimônio cultural e projetos, é professor do Curso de Arquitetura da Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio/RJ. Autor de livros e artigos sobre memória e Arquitetura, explora em seu trabalho as interfaces  destes temas com o universo cotidiano contemporâneo. Seu último livro, intitulado "#400vezesCaboFrio: memória e território em 400 imagens e centena de olhares", foi lançado pela Editora Escrituras em 2016, tendo por base documentário tratando da formação e identidade do território de Cabo Frio, em seus 400 anos.
Veja também:
  • 23 de junho de 2022

    Rozzeira: a revista da mulher no futebol

    Jay Oliveira, Claudio Campos
  • 13 de setembro de 2021

    Zagueiros correm mais risco de desenvolver demência

    Pesquisa FAPESP
  • 19 de julho de 2021

    Lançamento do livro Forasteiros