A publicidade e o futebol são construtores de identidade e veiculadores de representações, que levam à compreensão do contexto social, material e cultural. O universo que cerca o futebol produz discursos sociais através da Copa do Mundo, empreendimento hoje integrado à lógica comercial e capitalista. Sabendo que o interesse dos brasileiros pelo futebol sempre foi incorporado pela mídia, criando um circuito de comunicação e consumo, com papel simbólico definidor de práticas culturais, identidades e noções de pertencimento, este artigo se propõe uma análise da publicidade da marca de cerveja Brahma, veiculada durante a Copa do Mundo de 2010. Por meio dos filmes Poucas Palavras e Raízes, o presente trabalho busca entender como a marca construiu seu discurso comercial para criar uma esfera de identificação entre o esporte, os jogadores e os torcedores da seleção brasileira, com o objetivo de aumentar o consumo de seu produto durante o evento. Assim, o estudo da publicidade da Brahma parte de análise inicial do panorama econômico vigente no Brasil em 2010, apresentando também as expectativas do mercado de consumo para a Copa daquele ano.