Conheça o Instituto Ludopédio!

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

A Equipe Ludopédio é apaixonada pela divulgação científica, pela possibilidade de compartilhar conhecimento e conectar as pessoas. Por isso, nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol tendo como foco o diálogo entre o futebol e as Ciências Humanas. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol, que atualmente encontram-se dispersas.

A nossa proposta é independente e tem como foco a divulgação científica sobre futebol.

Missão

Nossa missão é difundir o conhecimento científico produzido sobre futebol por diversas áreas das Ciências Humanas. Para isso, atuamos como um repositório de publicações acadêmicas nacionais e internacionais, articulando uma rede de colaboradores e colaboradoras, e também nos dedicamos à produção de novos conteúdos, com foco em questões políticas e insurgentes para promover a conscientização e a luta contra o racismo, sexismo, LGBTfobia, exclusão social e outras formas de intolerância. 

O que você vai encontrar?

O portal possui diversas seções que se integram para cumprir a sua missão de disseminar a produção científica sobre futebol.

Diariamente, são publicados textos e ensaios na nossa Arquibancada, marcada pela heterogeneidade de ideias, posições, propostas, críticas etc. Como toda arquibancada deveria ser…

A cada mês, publicaremos uma Entrevista com personalidades, professores(as), pesquisadores(as) e profissionais do universo futebolístico.

Na Biblioteca, reunimos informações, textos e pesquisas sobre futebol, que atualmente encontram-se dispersas. Assim, todos poderão ter acesso a artigos, teses, dissertações, referências de livros nacionais e internacionais e outros trabalhos.

Na Comunidade Ludopédica, um espaço de interação com o internauta apaixonado por futebol, o objetivo é criar uma rede de informações, pesquisadores e interessados neste tema. Ao se cadastrar na Comunidade todos os seus materiais que estiverem disponíveis no site ficarão armazenados junto ao seu perfil.

O Memória está dividido em duas partes. Na nossa Linha do Tempo será possível encontrar datas importantes do futebol brasileiro e mundial. Por fim, visite o Museu, nossa seção dedicada aos objetos históricos e ítens de colecionador.

Diariamente, no Futebol-Arte, você encontrará uma foto relacionada ao universo futebolístico, em seus diferentes planos e expressões.

Há, ainda, um espaço destinado para divulgação de Eventos, defesas de teses e palestras.

Parceiros

Editora Ludopédio

Ao completar 10 anos de existência, o Ludopédio criou a sua editora. A Editora Ludopédio é a casa de publicações para os pesquisadores do futebol & uma ponte entre a produção acadêmica e a sociedade.
Conheça