Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Futebol brasileiro como Soft Power: pistas na cobertura da Folha de S. Paulo durante a Copa 2014

Ano

2018

Tema

Congresso

Nome do congresso

41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Cidade

Joinville

Páginas

p. 1-15

Arquivos

Resumo

O modo de influenciar outra nação via aportes culturais ou ideológicos é conhecido como Soft Power, termo cunhado pelo cientista político norte americano, Joseph Nye (2004). Em português, a expressão pode ser compreendida como “poder suave” ou “poder brando”. Nye já sinalizou que o Brasil possui o futebol e o carnaval como ferramentas de poder brando na geopolítica das nações. Nessa perspectiva, o artigo analisa o discurso de 14 editoriais do jornal Folha de S. Paulo durante a Copa do Mundo 2014 para perceber como o jornalismo associa e promove o futebol brasileiro
como um importante Soft Power do país.

Palavras-Chave: Seleção Brasileira; Futebol; Soft Power; Folha de S. Paulo; Copa 2014.

Referência

REIS, Rodrigo Nascimento. Futebol brasileiro como Soft Power: pistas na cobertura da Folha de S. Paulo durante a Copa 2014. 2018, Joinville. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A