Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 8574192538

Pátria, chuteiras e propaganda

o brasileiro na publicidade da Copa do Mundo
Ano

2002

Cidade

São Leopoldo

Páginas

229

Editora

Annablume, Editora Unisinos

Sinopse

Este livro foi elaborado e realizado durante o ano de 1998, por ocasião da Copa do Mundo da França, da qual todos guardam uma lembrança – pelo menos a do alucinante e misterioso desfecho.

O futebol é mesmo misterioso e mágico. Exatos sessenta antes, o Brasil participava, na mesma França, da Copa de 1938 e, pela primeira vez, a transmissão dos jogos chegava ao Brasil, pelas ondas do rádio. 

A investigação a que conduz Édison Gastaldo, neste livro, focaliza a questão darepresentação acerca do ser brasileiro, da cultura e da sociedade brasileiras presentes nas imagens publicitárias referentes a uma Copa do Mundo.

Quais imagens de uma identidade brasileira, de um estilo e de um modo de ser, de se comportar e de pensar, veiculam as publicidades televisivas durante a Copa? Representações que, é bom lembrar, são concebidas por brasileiros e destinadas a serem difundidas tanto no País quanto nos outros continentes.

Sumário

Prefácio, 11

Introdução, 13
Um plano geral, 15

Capítulo I – O “país do futebol”, 17
Um país em transe, 19
O futebol na cultura brasileira contemporânea, 23
“Na frente da televisão a gente sofre”: mídia e Copa do Mundo no Brasil, 39
Copa do Mundo, Estados Nacionais e um mundo globalizante, 54

Capítulo II – O discurso publicitário, 63
Pensando a noção de representação, 65
“O melhor dos mundos”, 70

Capítulo III – Um pouco de método, 83
Delimitando um corpus, 86
Analisando os anúncios, 92

Capítulo IV – A representação do brasileiro na publicidade, 97
Primeira Parte
Um tempo para jogar, 101
a) Agôn: a bola e a publicidade, 104
b) Alea: a Copa e o cassino telefônico, 105
c) Mimicry: a máscara verde-amarela, 107
d) Ilinx: comemora, Brasil!, 108
Os jogadores: celebridades de um tempo lúdico, 111
a) Reis por um mês, 111
b) Ronaldinho e Roberto Carlos: um paralelo notável, 115
A “nossa” vitória e a aniquilação do “outro”, 123
a) Arrebenta, Brasil! Não basta vencer, tem que humilhar…, 124
b) A conquista da França, 133
Os campeões do século: derrota e consolo, 138

Imagens, 141

Segunda Parte
Um mundo masculino: relações de gênero, 159
Negros jogam, brancos torcem: relações sociais, 168
Pertencimento e exclusão: relações de classe e trabalho, 177
Uma vela para cada santo: religião e magia, 185
“Pátria amada, Brasil!”: representações da nacionalidade, 190
A bola e a “bolada”: representações do poder econômico, 198
A seleção do futuro: representações da infância, 204

Considerações finais, 211

Bibliografia, 227

Pátria, chuteiras e propaganda – o brasileiro na publicidade da Copa

Referência

GASTALDO, Édison. Pátria, chuteiras e propaganda: o brasileiro na publicidade da Copa do Mundo. São Paulo: Annablume, Editora Unisinos, 2002.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A