Apresentação, 7
Parte I – Etos da bola e do corpo: alguns olhares antropológicos sobre o futebol
1.1 Jornalismo e futebol: argentinos e brasileiros ou do “odiar amar” e do “amar odiar”, 12
Ronaldo Helal e Hugo Lovisolo
1.2 Futebol é programa de índio: os meios de comunicação interferem no comportamento das tribos dentro e fora de campo, 26
Márcio de Oliveira Guerra
1.3 O “cyberhooligan” brasileiro: hacker, cracker ou cyberpunl?, 35
Ary Rocco Junior
1.4 O corpo em jogo: dispositivos disciplinares no futebol, 53
Tânia Márcia Cezar Hoff e Francisco Carlos Camargo
Parte II – Esporte também é negócio: os ganhos e perdas do mercado
2.1 Os Jogos Pan-americanos na mídia impressa: breve análise da cobertura econômica do Rio 2007, 64
Anderson Gurgel Campos
2.2 Valor ofertado x Valor percebido: as camisas dos times de futebol em jogo
Carlos Eduardo Silva e José Carlos Marques
Parte III – Iconografia da riqueza: quando uma imagem vale mais do que mil palavras
3.1 O excesso e o dinamismo: aproximações entre a retórica visual barroca e a documentação esportiva, 100
Lourdes M. Gabrielli
3.2 O fotojornalismo na final da 38ª Copa Paulista de Futebol Júnior, 113
Alexandre Huady Torres Guimarães
3.3 A antítese no fotojornalismo esportivo: Zidane 2006
Alexandre Huady Torres Guimarães, Erlei Gobi e Fernanda da Cunha Correia
Parte IV – Teias e tecidos: os meios de comunicação de massa e as formas de reconstruir o esporte
4.1 O doping e a cobertura jornalística no Brasil, 136
Luciano Victor Barros Maluly
4.2 A interatividade esportiva na Internet: uma avaliação de como o Youtube e o Orkut transmitem as informações do esporte, 150
Silvio Saraiva Júnior
4.3 A mídia e os recursos aplicados às transmissões de futebol, 164
Caroline Colucio Vendite, Laércio Luis Vendite e Alan Pascoal Palombo
4.4 A construção midiática da imagem da mulher no esporte e suas conquistas sociais, 172
Vera Regina Toledo Camargo, Luiz Helena de Almeida Bragion e Caroline Colucio Vendite