Resumo
Apresentamos um estudo que tem como objetivo mostrar que um megaevento como a Copa do Mundo de Futebol possibilita o desenvolvimento de discursos fortemente voltados às paixões. A partir de aporte teórico metodológico da semiótica greimasiana, analisamos um corpus formado por trinta e duas (32) capas de jornais brasileiros publicadas durante o período de realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Transitamos pelo investimento temático-figurativo que compõe as capas. O estudo mostra o caráter passional e polarizado que constitui o discurso e as próprias instâncias enunciativas.
Palavras-chave: Comunicação. Discurso. Semiótica. Paixões. Futebol.
Resumo (outro idioma)
Presentamos un estudio que tiene como objetivo mostrar que un megaevento como la Copa del Mundo de Fútbol posibilita el desarrollo de discursos enfocados en las pasiones. A partir de un aporte teórico metodológico de la semiótica greimasiana analizamos un corpus formado por treinta y dos (32) portadas de periódicos brasileños publicados durante el período de realización de la Copa del Mundo de Fútbol de 2014. Transitamos por la inversión temático-figurativa que compone las portadas. El estudio muestra el carácter pasional y polarizado que constituyen el discurso y las propias instancias enunciativas.
Palabras-clave: Comunicación. Discurso. Semiótica. Pasiones. Fútbol.
Abstract
We present a study that aims to show that a mega event such as the Footaball World Cup enables the development of discourses strongly focused on the passions. From a theoretical methodological contribution of the greimasian semiotics, we analyzed a corpus of thirty-two (32) Brazilian newspaper front-pages published during the period of the 2014 Football World Cup.We transition in the thematic-figurative investment that composes the front-pages. The study shows the passionate and polarized character that constitute the discourse and own enunciative instances.
Key-words: Communication. Discourse. Semiotics. Passions. Football.
Referência
CASAGRANDE, Magnos Cassiano;
SILVEIRA, Ada Cristina Machado. Paixões em ebulição: a Copa do Mundo de 2014 em capas de jornais.
Communicare. São Paulo, v. 18, n. 1, p. 130-151, 2018.