Resumo
Em tempos de megaeventos esportivos, aumenta a circulação social de projetos para a Educação Física escolar e o esporte formalfederativo. Contudo, no caso dos Jogos Olímpicos, inverte-se a lógica do próprio projeto de tornar o Brasil uma “potência olímpica”. Já a Copa do Mundo de futebol permite sugerir transversalidades nos conteúdos escolares, que por sua vez fortaleceriam os projetos de pretensões críticas e emancipatórias, que concebem a Educação Física como disciplina escolar que deve possibilitar aos alunos a significação e ressignificação de suas próprias experiências de movimento no âmbito da cultura.
Abstract
In times of sporting mega-events, increases the circulation of social projects for the school physical education and sport-formal federal. However, in the case of the Olympics, inverts the logic of his own project of making Brazil an “Olympic power.” Already the World Cup football to suggest transversalities in school contents, which in turn would strengthen the projects of critical and emancipatory pretensions, who conceive of Physical Education as school subject that should allow the students the meaning and new meaning to their own experiences of moving within the culture.
Referência
BETTI, Mauro. Copa do Mundo e Jogos Olímpicos: inversionalidade e transversalidades na cultura esportiva e na Educação Física escolar.
Motrivivência. Florianópolis, v. 21, n. 32-33, p. 16-27, 2009.