Apesar dos esforços dos comunicadores da chamada Grande Mídia, a imagem da Seleção Brasileira Masculina de Futebol esteve desgastada nos últimos anos, em especial, após a conquista do Pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão e na Coréia do Sul. Diversos fatores contribuíram para o afastamento do torcedor, entre eles, a realização de amistosos caça-níqueis no exterior, a convocação de atletas e treinadores desconhecidos do público, entre outros fatores que atingiram o desempenho da equipe. O técnico da última conquista era Luiz Felipe Scolari, chamado, depois de quase uma década, para reassumir o cargo às vésperas da realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Com o retorno do treinador, um antigo debate ressurge no meio esportivo: qual o significado da Seleção de Futebol para a Sociedade Brasileira? O contexto atual é a base deste artigo que discute a relação entre performance da equipe, a estratégia dos meios de comunicação de massa, a figura do torcedor e a identidade nacional.
Palavras-chave: Copa do Mundo; Jornalismo Esportivo; Performance; Seleção Brasileira de Futebol.