A presente investigação objetiva analisar o futebol como uma vivência de lazer na rotina de estudantes do ensino médio de seis cidades do interior de Minas Gerais com menos de cinco mil habitantes. Intenta-se conhecer as vivências praticadas e fruídas com o futebol e o tempo a ele destinado como lazer, analisar as condições de acesso às vivências do futebol, bem como entender o estabelecimento da relação destes estudantes com o torcer. Como método, foi aplicado um questionário estruturado para alunos de seis escolas estaduais do centro-oeste mineiro, no segundo semestre de 2018. Os dados coletados foram tratados via Statistical Package for Social Sciences (SPSS), cotejados com a bibliografia selecionada e interpretados pautando-se na divisão em quatro categorias de análise: jogar futebol; torcer; assistir futebol na TV; e futebol virtual. Nos resultados obtidos, o futebol se mostrou presente como umas das principais vivências de lazer dos jovens, havendo, entretanto, uma disparidade desfavorável às respondentes do sexo feminino no que condiz à ocupação de espaços de jogo, tanto real quanto virtual. O torcer, por sua vez, aparece em igual proporção para ambos, revelando-se distante das arquibancadas, sendo a TV o principal elo entre time e torcedores. Por fim, espaços públicos, mais especificamente campos, quadras e escolas, aparecem, frequentemente, como cenários mais utilizados para a prática do futebol. Já em relação ao futebol virtual, o uso de equipamentos próprios, no ambiente doméstico, se destaca.
Palavras-chave: Futebol. Lazer. Cidades Pequenas. Estudantes.