Gênero e sexualidade no esporte

#PorOutroFutebol #Ludopédio #LGBTQIA+

No terceiro episódio de #PorOutroFutebol, a discussão é sobre gênero e sexualidade nos esportes. Com a mediação de Bernardo Gonzales (professor e atleta amador transmasculino) e Fidel Machado (pesquisador da Unicamp), #PorOutroFutebol recebe a pesquisadora Aira Bonfim (FGV) e o também professor e militante transmasculino Leonardo Peçanha.

A pauta LGBTQIA+ nos esportes sob a tutela da dupla Bernardo e Fidel torna-se permanente no #Ludopédio, encontrando por meio do debate público a aproximação entre o debate científico e a militância.

Conheça o perfil dos apresentadores

Fidel Machado

Bernardo Gonzales

Inscreva-se em nosso canal!

Bernardo Gonzales

Transmasculino, professor e militante de causas sociopolíticas, em especial as que se referem as pessoas LGBTQIA+. Jogador de futebol amador, atuou e atua na coordenação e no elenco de times de futebol de homens transexuais e transmasculinidades em São Paulo e desde então propõe reflexões acerca de outras possibilidades de futebóis.

Fidel Machado

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento (GPFEM - Unicamp).

Leonardo Peçanha

Licenciado e bacharel em Educação Física pela Unisuam, especialista em gênero e sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da UERJ.

Ouça também:
  • 23 de março de 2021

    Corpos Trans e Esporte

    Bernardo Gonzales, Fidel Machado
  • 9 de março de 2021

    Marcia Tafarel e Rosana dos Santos Augusto

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 8 de dezembro de 2020

    Retrospectiva 2020: Arenização e Elitização do Futebol Brasileiro

    Fernanda Ribeiro Haag, João Manuel Casquinha Malaia Santos