O estudo parte do princípio de que é pela via de aspectos passionais que a discursivização da eliminação da Seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 2014 configura o modus operandi das instâncias jornalísticas. Sustenta-se que o futebol é enunciado e anunciado pelo jornalismo esportivo com forte presença do argumento da paixão, pois esta é intrínseca ao fazer discursivo jornalístico. Diante disso, propõe-se responder que marcas discursivas passionais e que posicionamentos editoriais são manifestados na cobertura jornalística da eliminação da Seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 2014 e que relações é possível traçar com as eliminações ocorridas na edição anterior (2010) e na edição posterior (2018). Objetiva-se mapear o investimento temático-figurativo constituinte das capas de jornais impressos e propor explicações sobre a relação que se estabelece entre capas, aspectos passionais, intencionalidades e posicionamentos editoriais. Como objeto empírico, seleciona-se capas de jornais impressos brasileiros. Considera-se que a capa de jornal avança sobre características canônicas do jornalismo tradicional e se apresenta como um elemento estratégico, identitário e promocional. Analisa-se um total de 45 exemplares. Para as análises, recorre-se ao aporte metodológico da semiótica discursiva greimasiana, utilizando-se de preceitos relativos às paixões e ao percurso gerativo de sentido. Explorando o nível discursivo, analisa-se o investimento temático-figurativo constituinte das capas. Enquanto a tematização se refere a ideias, valores, pensamentos e argumentos num plano abstrato, a figurativização estabelece a conexão entre estes e o mundo natural. Os resultados apontam para a capa como um dispositivo que atua na promoção de intencionalidades das instâncias jornalísticas. A mobilização de cenários passionais torna-se um caminho encontrado para legitimação de posicionamentos editoriais. Constantemente, exploram-se paixões dicotômicas, como aquelas de alegria e de tristeza, de proximidade e de afastamento. Constata-se a reiteração de um senso de urgência na busca pela interpretação e compreensão dos acontecimentos, que conduz a mudança repentina de posicionamento a ser apresentada de maneira natural. Por fim, os resultados indicam a necessidade de reconhecimento do potencial do sensível e dos afetos para emancipação das relações de comunicação.
Palavras-chave: Discurso. Futebol. Paixão. Jornalismo. Promocionalidade.