Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha

Data início: 07/05/2024Data de encerramento: 09/05/2024Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

07/05 | TERÇA-FEIRA


Recepção 

CoordenaçãoProf. Dr. Alvaro Reischak de Oliveira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Convidados/as:
[A confirmar] Representante da Secretaria de Relações Internacionais (RELINTER/UFRGS)
Representante do Consulado Geral da República Federal da Alemanha
Representante da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALERGS)
Representante da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Porto Alegre (SMELJ)
Representante do Conselho Municipal de Desporto de Porto Alegre (CMD)
Representante da Direção da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID/UFRGS)
Representante do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS)
Representante do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Representante do Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX/UFRGS)
Representante da Coordenação do Simpósio Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha 

MediadoraDra. Marília Martins Bandeira, Professora Adjunta da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenadora do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física. 

Palestra de abertura: O FUTURO DO ESPORTE

PalestranteDr. Holger Preuss, Professor de Economia e Sociologia do Esporte na Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, Alemanha. Professor Adjunto da Universidade de Ottawa, no Canadá. Acadêmico Internacional da Universidade Estadual de Nova York. 

MediadorDr. Alberto Reinaldo Reppold Filho, Professor Titular Aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

08/05 | QUARTA-FEIRA


Palestra: O ASSOCIATIVISMO ENTRE A POPULAÇÃO DE ORIGEM ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL

PalestranteDr. René Ernaini Gertz, Professor Titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aposentado em ambos.

MediadoraDra. Janice Zarpellon Mazo, Professora Titular da da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenadora do Centro de Memória do Esporte e Coordenadora do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física.

Mesa 1: ASSOCIATIVISMO ESPORTIVO DE ORIGEM ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL 

PalestranteDra. Janice Zarpellon Mazo, Professora Titular da da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenadora do Centro de Memória do Esporte e Coordenadora do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física. 

PalestranteDr. Leomar Tesche, Foi professor Adjunto-4 da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Coordenou o Intercâmbio UNIJUÍ com a Uni-Tübingen-Institut für Sportwissenschaft de 2006 a 2017-CAPES/Unibral/DAAD.

MediadorDr. André Luiz dos Santos Silva, Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenador do Grupo de Estudos sobre Esporte, Cultura e História. 

Entrevista: FUTEBOL E LITERATURA 

Entrevista: Dr. Robert Schade, leitor do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) na UFRGS, Porto Alegre, é Doutor em Literatura Comparada na Universidade de Potsdam (Alemanha). Escritor, autor do romance Fanta (2023).

Entrevistador/a: [em processo de definição]

Mesa 2:  POLÍTICAS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS DO ESPORTE

PalestranteDra. Carla Andrea Delatorre, Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), responde pela Secretaria de Relações Internacionais (RELINTER/UFRGS) 

PalestranteDr. Eduardo Henrique De Rose, Professor Titular Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro fundador da Agência Mundial Antidoping (WADA). Foi membro da Comissão Médica e Científica do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Comissão Médica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

MediadorDr. Mauro Myskiw, Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenador do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS). 

09/05 | QUINTA-FEIRA


Mesa 3: A CONSTITUIÇÃO DE UM PENSAMENTO RENOVADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA/CIÊNCIAS DO ESPORTE NA AMÉRICA LATINA: CONVÊNIOS COM A ALEMANHA

PalestranteDr. Alejo Levotatti, Professor da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Buenos Aires, Argentina. Investigador Adjunto do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

PalestranteDra. Fernanda Cristina dos Santos, Docente da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (SMED-PBH), Pesquisadora do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG) e do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE/UFMG).

PalestranteDra. Karen Lorena Gil Eusse, Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Integrante do Laboratório de Estudos em Educação Física  (LESEF/UFES).

MediadorDr. Alex Branco Fraga, Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenador do Grupo Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (POLIFES/UFRGS).

Mesa 4: TEORIA CRÍTICA ALEMÃ E A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA/CIÊNCIAS DO ESPORTE NA AMÉRICA LATINA

PalestranteDr. Alexandre Fernandez Vaz, Professor Titular da Universidade Federal Santa Catarina (UFSC), coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC).   [Confirmado] 

PalestranteDr. Felipe Quintão Almeida, Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/UFES)   [Confirmado]  

MediadoraDra. Raquel da Silveira, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física.   [Confirmado] 

Entrevista: BATE-PAPO COM PAULO CÉSAR TINGA  

EntrevistadoPaulo César Tinga, Ex-Jogador Profissional de Futebol, que atuou na Alemanha

Entrevistador: Francisco (Canal de TV da UFRGS)

MediadorDr. Alberto Reinaldo Reppold Filho, Professor Titular Aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Solenidade de Encerramento e Avaliação do evento

Coordenador: Dr. Mauro Myskiw, Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenador do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS). 

 

Inscreva-se!

Veja também:
    • 19 de maio de 2024

      Palestra: “Da Antropologia do Futebol à Antropologia das Práticas Esportivas: tensionamentos na institucionalização de um campo”

      • 17 de maio de 2024

        Chamada aberta para o dossiê Futebol: perspectivas antropológicas e sociais

        • 13 de maio de 2024

          IV Seminário Internacional sobre Dupla Carreira Esportiva