Clientes, rebeldes e transnacionais: novas culturas torcedoras dentro e fora das arenas do ‘futebol moderno’

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 16:00Local: FGV - auditório 406

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra palestra “Clientes, rebeldes e transnacionais: novas culturas torcedoras dentro e fora das arenas do futebol moderno”, com Irlan Simões e Kevin Rozo.

A mesa debate o processo de internacionalização do futebol no século XXI, discutindo sejam as formas de sociabilidade contemporânea entre torcedores latino-americanos que aderem a clubes europeus, sejam as arenas de futebol brasileiras no contexto posterior à Copa Mundo de 2014. Se, por um lado, assiste-se à experiência de adesão a fenômenos midiáticos de espetacularização, como a bifiliação clubística, por outro, acompanham-se casos de organização de agrupamentos torcedores contra mudanças ocasionadas pela mercantilização do futebol, em reação à transformação dos clubes em empresas e à imposição de padrões de comportamento e seleção de perfil do público dos estádios, em diversos países da Europa e América do Sul.

Irlan Simões é doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Kevin Rozo é mestrando em Antropologia pela Universidad Iberoamericana, na Cidade do México e realiza estágio de mestrado no Programa de Pós-Graduação da FGV CPDOC.

 
Veja também:
    • 17 de maio de 2024

      Chamada aberta para o dossiê Futebol: perspectivas antropológicas e sociais

      • 13 de maio de 2024

        IV Seminário Internacional sobre Dupla Carreira Esportiva

        • 9 de maio de 2024

          IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE)