Espetáculo “Nas voltas da bola e da boleta” – Plínio Marcos

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 20:00Horário de encerramento: 21:00Local: Sala Osmar Santos – Museu do Futebol

_MG_2537

 O espetáculo com direção de Sérgio Audi é um solo, interpretado-performado pelo ator Thiago Barros, autor do projeto original e também ex-jogador de futebol, a partir de conto homônimo de Plínio Marcos.

Publicado originalmente como um conto integrante do livro “Inútil canto e inútil pranto pelos anjos caídos”, o texto trata das mazelas da indústria do futebol. Desde a peneira à a decadência precoce do atleta. Passando pela atuação dos vendedores e agentes de jogadores, pela corrupção, as drogas e as diversas situações extremas a que um jogador de futebol profissional é exposto.

Mais uma vez Plínio revela a degradação humana produzida por um sistema que se orienta pela maximização dos ganhos financeiros. Neste caso, através do corpo humano levado ao limite de suas possibilidades, e, devido a esse paroxismo, descartado precocemente após a decadência de suas capacidades, causada pela exaustão dos recursos físicos e psicológicos do jogador de futebol. Esportista tornado uma máquina de eficiência e competitividade, que logo se desgasta irreversivelmente.

Concebida em uma semi-arena intimista, a peça é uma grande narrativa, que se alterna entre a primeira e a terceira pessoa.  “Desta forma a montagem expõe ao espectador os conflitos, situações e personagens do conto de Plínio Marcos, permitindo um distanciamento e uma aproximação físico-emocional do tema e das ações dramáticas”, afirma o diretor Sérgio Audi.

SINOPSE

Um jogador de futebol, revive cada passagem de sua trajetória da paixão de menino pelo esporte a profissionalização, exploração e, inevitável, decadência.  Revelando os tortuosos caminhos e mal-intencionados personagens que atravessam a vida do esportista.

SERVIÇOS

Nas voltas da bola e da boleta

de Plínio Marcos

Adaptação: Sérgio Audi e Thiago Barros

Direção : Sérgio Audi

Interpretação: Thiago Barros

Duração: 60 minutos

Classificação: 12 anos

A programação faz parte do Encontro Estéticas das Periferias 2015. Idealizado pela Ação Educativa, o evento mobiliza inúmeros espaços culturais em todas as áreas dos fundões da capital paulistana – de sul a norte – por uma semana. Saiba mais sobre o projeto clicando na imagem.

Estéticas das PeriferiasFonte: Museu do Futebol.

 

Veja também:
    • 17 de maio de 2024

      Chamada aberta para o dossiê Futebol: perspectivas antropológicas e sociais

      • 13 de maio de 2024

        IV Seminário Internacional sobre Dupla Carreira Esportiva

        • 9 de maio de 2024

          IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE)