Expedição Futebol, Negritude e Fotografia

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 14:00Horário de encerramento: 17:00Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc | 4º andar

bola

Programa

A expedição fotográfica pretende explorar através do olhar fotográfico o futebol amador praticado na COHAB 1, na Zona Leste de São Paulo, território da equipe Negritude F.C. O time é expoente da cultura negra desde a década de 80 e reconhecido pelo acolhimento e o bom futebol praticado nos quatro cantos da cidade. As boas atuações durante os diversos campeonatos consagraram o time e tonou o time conhecido e respeitado em todas as várzeas onde o futebol é praticado.

Essa expedição contará as histórias desse clube e exercitará a prática fotográfica durante a Copa Negritude.

Os participantes acompanharão a produção de um grande mural de lambe-lambe produzido a partir de registros fotográficos que ajudam a narrar a trajetória desse clube amador.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. [email protected] / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

cassimano

Cassimano

Artista visual e designer. Tem o projeto de intervenção de lambe-lambe “Galeria Fotográfica de Rua” na cidade, sobretudo nos campos de futebol de várzea de São Paulo. Fez a fotografia, edição e finalização do filmes contemplados pelo programa VAI (SMC-SP), “Várzea – A bola rolada na beira do coração” (2010) e “Zeca: O Poeta da casa verde” (2012), ambos dirigidos pelo poeta Akins Kintê.
(Foto: Acervo Pessoal)

roberta

Roberta Pereira da Silva

Mestre em Serviço Social pela PUC-SP e defendeu em 2017 a dissertação “Campo de terra, campo da vida: interfaces das expressões cotidianas, as alternativas de resistência popular e o Negritude Futebol Clube”. Escreve desde 2017 no portal feminista de futebol A Bola que Pariu.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sábado, 14h às 17h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 04 de Setembro, às 14h, no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

 

Veja também:
    • 17 de maio de 2024

      Chamada aberta para o dossiê Futebol: perspectivas antropológicas e sociais

      • 13 de maio de 2024

        IV Seminário Internacional sobre Dupla Carreira Esportiva

        • 9 de maio de 2024

          IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE)