Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

1976 – O Ano da Invasão Corinthiana

Ano

2016

Formato do vídeo / especificação

HD

Categoria do filme

Longa metragem

Gênero

Documentário

Duração

90 min.

Produtora

Canal Azul, ESPN

País

Brasil

Sinopse

“1976 – O Ano da Invasão Corinthiana” é um documentário longa-metragem de aproximadamente 90 minutos sobre uma das maiores, mais impactantes e comoventes declarações de amor e fidelidade, que uma torcida de futebol já prestou ao seu time do coração.

Aconteceu em dezembro de 1976, quando mais de 50 mil torcedores corinthianos se deslocaram, de corpo e alma, de São Paulo para o Rio de Janeiro, para assistir ao jogo contra o Fluminense, no Maracanã, válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol. Deixando para trás 400km e um nó na garganta após 22 anos sem conquistar títulos.

O movimento ganhou fama como “A invasão”, “A invasão do Maracanã” e “A invasão corinthiana”. O fato é que na história do futebol do Brasil e do mundo não se tem conhecimento de um evento esportivo com tamanho deslocamento humano, e pacífico.

O Corinthians venceu o jogo por 2 a 1, mas certamente essa mobilização inédita e gloriosa da torcida valeu muito mais que o placar. Ao contrário da ideia de que a alegria do torcedor está no que o time faz, a torcida mostrou sua força e fez-se protagonista da história. Só corroborando com a imagem de fenômeno social de alto grau de influência no país que o Corinthians tinha na época.

O documentário reproduz esse momento histórico, refazendo o trajeto dos torcedores, na estrada e em seus corações. Mostrará repercussão esportiva, social e emocional de uma manifestação deste porte.

Referência

1976 – O ANO DA INVASãO CORINTHIANA. Direção: Ricardo Aidar, Alexandre Boechat. Brasil. Canal Azul, ESPN, 2016. HD.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A