O presente livro, organizado pelos jovens professores/pesquisadores Elizaldo Inaldo da Silva e Peterson Amaro da Silva, é herdeiro de uma tradição de obras na Educação Física escolar que busca aprofundar as teorias críticas e apontar caminhos para a docência cotidiana. Nesse sentido, mostra que a máxima “A teoria é bonita, mas quero ver na prática”, crítica essa que tantas vezes foi direcionada a professores/as e pesquisadores/as que pensaram a Educação Física pelo terreno das Ciências Humanas, é fértil de potente resposta. A obra se destaca ainda pela autoria de diferentes personagens da Educação Física, sejam pesquisadores/as, professores/as universitários/as e professores/as da educação básica. Estes/as, cada qual em seu momento formativo, ofertam uma contribuição que se desenha para o presente e futuro, mostrando caminhos possíveis de uma pedagogia que se distancie do “rolar a bola” ou que se ocupe apenas da aptidão física. Para tanto, o livro propõe um diálogo da Educação Física com a rua, com a vida e com o mundo que cerca os/as alunos/as.