Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

A figura dos “brasileiros” no jornalismo de revista nacional: o “vexame” na Copa do Mundo 2014 e a inversão nos discursos da revista Época

Ano

2015

Tema

Congresso

Nome do congresso

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Cidade

Rio de Janeiro

Páginas

p. 1-15

Arquivos

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de mostrar como o Brasil e os “brasileiros” aparecem nos discursos do jornalismo de revista nacional – especificamente, nos textos da revista Época, em reportagens sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2014 veiculadas durante a realização do mega evento no país. Partiremos de uma concepção intercultural de sociedade (segundo a qual as relações sociais se desenvolvem como processos de negociação de conflitos culturais entre os grupos sociais) e nos apoiaremos em conceitos da Análise do Discurso (AD) Francesa – como a ideia de “Implícitos”, elaborada por Oswald Ducrot. Deste modo, pretende-se verificar como os discursos de Época apresentam a ideia de “brasileiros” nas reportagens sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil e como, neste discurso, compareceu uma noção (dualista e controversa) de “ser” nacional – bem como uma ideia positivista de (suposta) inferioridade cultural brasileira em relação a países e “culturas” tidos como de  Primeiro Mundo”.

Palavras-chave: Cultura brasileira; identidade nacional; brasilidade; jornalismo de revista; Copa do Mundo de futebol de 2014.

Referência

CORTEZ, Gabriel de Lima Alves; MARQUES, José Carlos. A figura dos “brasileiros” no jornalismo de revista nacional: o “vexame” na Copa do Mundo 2014 e a inversão nos discursos da revista Época. 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A