Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2178-5945

A formação inicial de treinadores(as) esportivos no Brasil: interlocuções entre o Bacharelado em Educação Física e em Ciências do Esporte

Arquivos

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir a formação inicial de treinadores(as) esportivos no Brasil em cursos de bacharelado em Educação Física e Ciências do Esporte. Apresentamos estudos da Educação Física e Ciências do Esporte sobre a formação inicial, e o projeto político pedagógico de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, um dos dois únicos no Brasil e fortemente ancorado na Pedagogia do Esporte. O curso de Ciências do Esporte mostra uma ênfase nos conhecimentos específicos do esporte. Os discentes e egressos do curso de Ciências do Esporte da Unicamp apresentam maior interesse no treino esportivo, enquanto estudos com egressos da Educação Física apontam a área da saúde. A estrutura curricular e o interesse de atuação em cada curso, sinalizam que a formação de treinadores(as) é mais valorizada e específica no bacharelado em Ciências do Esporte.

Palavras-chave: Formação Profissional, Ensino Superior, Pedagogia do Esporte, Treinador

Resumo (outro idioma)

El objetivo de este ensayo es discutir la formación inicial de entrenadores deportivos en Brasil en Educación Física yCiencias Del Deporte. Presentamos estudios de Educación Física yCiencias Del Deportesobre formación inicial, y el proyecto político pedagógico de Ciencias Del Deporteen la Universidad Estadual de Campinas –Unicamp,una de las dos únicas en Brasil y fuertemente anclado en la Pedagogía del Deporte. El curso Ciencias Del Deportemuestra un énfasis en el conocimiento específico del deporte.Los estudiantes y egresados del curso de Ciencias Del Deportede la Unicampestán más interesados en los procesos de entrenamiento deportivo, mientras que los estudios con egresados de Educación Física apuntan al área de la salud. La estructura curriculary el interés de actuar en cada curso indican que la formación de entrenadores es más valorada y específica en Ciencias Del Deporte.

Palabras clave:Formación Profesional; Enseñanza Superior; Pedagogía del Deporte; Entrenador.

Abstract

The aim of this essay is to discuss the initial education of sports coaches in Brazil in bachelor’s courses in Physical Education and in Sport Sciences. We present studies in Physical Education and in Sport Scienceson initial education, and the Sport Sciencespolitical pedagogical project at the University of Campinas -Unicamp, one of only two in Brazil and strongly anchored in Sport Pedagogy. The Sport Sciencescourse shows an emphasis on sport-specific knowledge. Students and graduates of the Sport Sciencescourse at Unicampare more interested in sports training, while studies with Physical Education graduates point to the health area. The curricular structure and the professional interest in each course, indicate that the coach education is more valuedand specific in the bachelor’s degree in Sport Sciences.

Keywords:Professional Training; Higher Education; Sport Pedagogy; Sport Coach.

Referência

SANTOS, Yuka Sato dos; MAZZEI, Leandro Carlos; SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela. A formação inicial de treinadores(as) esportivos no Brasil: interlocuções entre o Bacharelado em Educação Física e em Ciências do Esporte. Corpoconsciência. Cuiabá, v. 27, p. e14026, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A