Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2177-5788

A influência da hashtag nas interações das redes sociais da internet: uma análise feita no twitter a partir das transmissões ao vivo de futebol pela televisão

Número

n. 2

Ano

2020

Volume

v. 46

Páginas

p. 279-305

Arquivos

Resumo

O uso da rede social Twitter, em segunda tela, permite a milhares de torcedores se manifestarem durante as transmissões ao vivo de futebol pela televisão. Dentro desse fenômeno, observado a partir do conceito de sociedade do espetáculo, de Guy Debord, o presente artigo investigou a influência do uso das hashtags. Foi feita uma análise de rede social em seis jogos de futebol. Percebemos que a hashtag, mais do que um mero indexador de assuntos, pode se colocar como um actante –dentro da conceituação formulada pela Teoria do Ator-rede, de Bruno Latour –tendo um papel determinante na interação produzida. A percepção desse papel da hashtag vai contribuir para o entendimento do agir dentro das redes sociais da internet.

Palavras chave: Televisão ao vivo. Hashtag. Teoria do ator-rede.

Resumo (outro idioma)

El uso de la red social Twitter, en la segunda pantalla, permite que miles de aficionados se expresen durante las retransmisiones de fútbol en directo por televisión. Dentro de este fenómeno, observado desde el concepto de sociedad del espectáculo, por GuyDebord, este artículo investigó la influencia del uso de hashtags. Se realizó un análisis de redes sociales en seis partidos de fútbol. Nos dimos cuenta de que el hashtag, más que un simple indexador de materiaspuede verse como un actante, dentro del concepto formulado por la Teoría del Actor-red de Bruno Latour, que tiene un papel determinante en la interacción producida. La percepción de este rol del hashtag contribuirá a la comprensión del actuar dentro de las redes sociales de internet.
 
Palabrasclave: Televisión en vivo. Hashtag. Teoría del actor-red.

Abstract

The use of the social network Twitter, on the second screen, allows thousands of fans to speak out during live football broadcasts on television. Within this phenomenon, observed from the concept of the society of the spectacle, by Guy Debord, this articleinvestigated the influence of the use of hashtags. A social network analysis was made in six football games. We realized that the hashtag, more than a mere subject indexer, can be seen as an actant -within the concept formulated by Bruno Latour’s Theory of Actor Network -having a determining role in the interaction produced. The perception of this role of the hashtag will contribute to the understanding of acting within the internet ́s social networks.

Keywords: Live television. Hashtag. Network actor theory.

Referência

LEITE, Dario; COELHO, Cláudio Novaes Pinto. A influência da hashtag nas interações das redes sociais da internet: uma análise feita no twitter a partir das transmissões ao vivo de futebol pela televisão. Revista de Estudos Universitários - REU. Sorocaba, v. 46, n. 2, p. 279-305, 2020.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A