Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

A Influência dos constrangimentos na lealdade dos espectadores de futebol

Ano

2011

Faculdade/Universidade

Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Gestão do Desporto

Páginas

43

Arquivos

Resumo

O objectivo do estudo é analisar a influência dos constrangimentos nos comportamentos de lealdade dos espectadores de futebol. Para tal, criou-se um questionário de acordo com Kim & Trail (2010). Recolheram-se 388 questionários através do programa LimeSurvey, dos quais 305 foram validados. Após uma análise factorial exploratória dos dados, identificou-se que os factores acessibilidades, alternativas de lazer à assistência no estádio, falta de interesse e companhia por parte dos outros, falta de sucesso, custos, falta de conhecimento, segurança, alternativas de prática desportiva, compromissos, localização e programação desportiva são os que melhor explicam os constrangimentos. No entanto, através da regressão linear verificou-se que estes têm um impacto reduzido na explicação dos comportamentos de lealdade. Ainda assim, a destacar os factores acessibilidades, alternativas de lazer à assistência no estádio, alternativas de prática desportiva e custos como explicativos dos comportamentos de lealdade. Relativamente à análise sociodemográfica, verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os constrangimentos sentidos pelos sócios e não sócios e espectadores com maiores e menores habilitações literárias. Quanto à lealdade, apenas se verificaram diferenças entre os associados e não associados.

Palavras-Chave: Constrangimentos, lealdade, futebol profissional, espectadores, eventos desportivos, marketing do desporto, desporto, clubes, lazer, gestão do desporto.

Abstract

The purpose of this study is to analyse the influence that constraints have on the loyalty behaviours of the soccer attendance. In order to achieve the proposed objective, we create a questionnaire based on the Kim & Trail (2010) model. 388 questionnaires were collected through LimeSurvey, 305 of which were deemed valid. After an exploratory factor analysis at the data, accessibilities, leisure alternatives to stadium attendance, lack of interest and company, lack of success, costs, lack of knowledge, security, participant sport alternatives, commitments, location and sporting programming were identified as the factors that better explain the constraints. However, the execution of the linear regression verified that these factors had small impact on explanation of loyalty behaviours. Still, must to emphasize accessibilities, leisure alternatives to stadium assistance, sports practice alternatives and costs as factors explaining loyalty behaviours. Social-demographic analysis suggests significantly statistical differences between constraints felt by associates and non-associates, and spectators with higher or lower academic qualifications. As for loyalty, there are differences only between associates and non-associates.

Key Words: Constraints, loyalty, professional soccer, attendance, sporting events, sports marketing, sport, clubs, leisure, sports management.

Sumário

Introdução, 7
Assistências nos eventos desportivos, 8
Lealdade, 10
Constrangimentos no lazer, 12
Modelo conceptual e hipóteses, 15
Método, 20
Participantes, 20
Recolha de dados, 20
Instrumentos, 21
Análise de dados, 22
Resultados, 23
Discussão, 31
Conclusões, 37
Limitações e sugestões do estudo, 39
Referências, 40

Referência

CARDOSO, Jorge Miguel Rodrigues de Pina. A Influência dos constrangimentos na lealdade dos espectadores de futebol. 2011. 43 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Desporto) - Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2011.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A