O objectivo do estudo é analisar a influência dos constrangimentos nos comportamentos de lealdade dos espectadores de futebol. Para tal, criou-se um questionário de acordo com Kim & Trail (2010). Recolheram-se 388 questionários através do programa LimeSurvey, dos quais 305 foram validados. Após uma análise factorial exploratória dos dados, identificou-se que os factores acessibilidades, alternativas de lazer à assistência no estádio, falta de interesse e companhia por parte dos outros, falta de sucesso, custos, falta de conhecimento, segurança, alternativas de prática desportiva, compromissos, localização e programação desportiva são os que melhor explicam os constrangimentos. No entanto, através da regressão linear verificou-se que estes têm um impacto reduzido na explicação dos comportamentos de lealdade. Ainda assim, a destacar os factores acessibilidades, alternativas de lazer à assistência no estádio, alternativas de prática desportiva e custos como explicativos dos comportamentos de lealdade. Relativamente à análise sociodemográfica, verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os constrangimentos sentidos pelos sócios e não sócios e espectadores com maiores e menores habilitações literárias. Quanto à lealdade, apenas se verificaram diferenças entre os associados e não associados.
Palavras-Chave: Constrangimentos, lealdade, futebol profissional, espectadores, eventos desportivos, marketing do desporto, desporto, clubes, lazer, gestão do desporto.