Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1807-5509

A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol

Número

n. 1

Ano

2009

Volume

v. 23

Área de concentração

Educação Física

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 25-38

Arquivos

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a intervenção pedagógica sobre o conteúdo de treinadores de futebol, nos escalões de escolinhas e infantis, em função da formação acadêmica em Educação Física e Desporto. A amostra foi constituída por 12 treinadores de futebol (n = 12), os quais foram filmados durante sessões de treino. O instrumento utilizado foi adaptado a partir do Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) de GILBERT et al. (1999). Recorreu-se à estatística descritiva e à inferencial através da estatística não paramétrica, o teste de Mann-Whitney, para comparar os resultados entre grupos. O cálculo da percentagem de acordos, complementada pela estatística Kappa de Cohen, mostrou níveis aceitáveis de fidedignidade para as observações serem utilizadas como ferramenta científica. A realização deste estudo mostrou que: os treinadores incidiram as suas intervenções, majoritariamente, sobre os conteúdos de ordem técnica, sobretudo de caráter ofensivo; a informação foi emitida, preferencialmente, quando os jogadores estavam em ação; as instruções proferidas pelos treinadores foram, na sua maioria, de caráter geral, sendo que no “feedback” os treinadores utilizaram, sobretudo, o encorajamento; o meio exclusivamente auditivo foi o preferido na emissão de informação; a informação foi dirigida, preferencialmente, aos jogadores, a título individual. Na comparação entre grupos, verificou-se que os treinadores com formação acadêmica em Educação Física e Desporto emitiram, significativamente, mais instrução específica e recorreram mais ao questionamento, tanto geral como especifico, do que os treinadores não licenciados. Apesar dos treinadores em estudo, em geral, mostrarem uma abordagem centrada nos aspectos técnicos da fase ofensiva do jogo, os treinadores licenciados em Educação Fisica evidenciaram um conhecimento mais especifico do conteúdo do Futebol e concederam aos jogadores mais espaço para compreender e problematizar os conteúdos de aprendizagem. 

Abstract

The purpose of the present study was to analyse the pedagogical content interventions of the football coaches in the levels of Nursery and Infant schools, based on the coaches” academic degree in physical education and sport. Twelve coaches were videotaped during practice sessions. The instrument used was adapted from the Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) (GILBERT et al., 1999). Descriptive statistics were performed for all variables and the Mann- Whitney test was used to detect differences between groups. Kappa de Cohen analysis and percentages of agreement demonstrated good intra-observer and inter-observer reliability which confirmed the accuracy of observations. This study led us to the following results: the coaches” pedagogical interventions were mainly about technical subject content, essentially regarding offensive aspects; the interventions performed by the coaches occured preferentially while the players were in action; the majority of coaches” instructions showed a generalist profile and feedback encouragement was the most used category; coaches transmitted most of the information verbally to the players; the coaches” instruction was transmitted, predominantly, to one player only. When comparing groups, the present study showed that the coaches with a degree in physical education and sport transmit more specific instructions and use a more general and specific questioning than non-graduated coaches. Although the coaches, in general, showed an approach centred in the technical aspects of the offensive phase of the game, the coaches with a degree in physical education and sport demonstrated a more specific knowledge of the Football content and they gave the players more space to understand and post problems on the learning contents. 

Referência

MESQUITA, Isabel; FARIAS, Cláudio; OLIVEIRA, Guilherme; PEREIRA, Felismina. A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 23, n. 1, p. 25-38, 2009.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A