Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

A mitificação do jogador de futebol

O papel das mídias
Ano

2020

Faculdade/Universidade

Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação e Semiótica

Páginas

105

Arquivos

Resumo

Esta pesquisa objetiva apresentar o modo pelo qual se dá a construção do mito do jogador de futebol pelas mídias, considerando três casos paradigmáticos: o do Rei Pelé, o do Fenômeno Ronaldo e o do eterno garoto Neymar. O corpus da pesquisa é híbrido e cronologicamente diverso, sendo constituído pela narração dos gols de Pelé no rádio e pela cobertura da imprensa escrita, nas décadas 1950-1970; pelo acompanhamento da trajetória de Ronaldo pela televisão, nos anos 1990-2010; e pelas mídias sociais através das quais Neymar se produz, no momento atual. O referencial teórico da pesquisa abrange estudos clássicos sobre o mito, com ênfase naqueles que tratam de sua recorrência para além do berço grego, e obras de antropologia e sociologia do esporte. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e documental. Acreditamos que a relevância do trabalho prende-se a que, embora o alcance midiático dos mitos selecionados seja eminente, abrangendo adeptos de todas as idades, os estudos acerca de suas construções midiáticas são ainda pouco explorados academicamente

Abstract

This study aims to present the way in which the development of myths surrounding soccer players is conferred by media, contemplating three paradigmatic cases: Pelé, The King of Football; Ronaldo, The Phenomenon; Eternal boy, Neymar. This research encompasses a hybrid and chronologically diverse corpus, consisting of narrations and written press covering Pelé Goals, during decades 1950-1970; the monitoring of Ronaldo’s trajectory on television in the years 1990-2010; and the social medias in which Neymar cultivates his self image, at the present time. The theoretical framework of this research covers classic studies regarding the myth, emphasing on those that consider its recurrence beyond the greek provenance, besides sports anthropology and sociology works. Methodologically, the research is bibliographic and documentary. Although the media range of the selected myths is eminent, encompassing followers of all ages, studies on their media developments are still little explored in the academic world

Referência

DARGHAM, Munir. A mitificação do jogador de futebol: O papel das mídias. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A