Esta dissertação investiga como as personalidades endossam a marca Nike representada por meio dos filmes publicitários veiculados em duas Copas do Mundo: 1994 e 2010. Trata-se de um estudo semiótico dos filmes publicitários apresentados pela organização dos jogos às vésperas dos campeonatos mundiais. Foram analisados os signos publicitários utilizados para representar, traduzir e sensibilizar o público-alvo em torno da marca e as representações do futebol. Para isso, observadas as características das linguagens verbais e visuais, buscando identificar os elementos comuns; ou seja, imagens, mensagens, apelos, ideias, valores e sintomas culturais que se materializam nos anúncios e proporcionam trocas simbólicas com o seu público consumidor. Para enriquecer as análises semióticas, foram montados dois grupos de discussão para aprofundar as questões relacionadas à marca e ao futebol. A partir daí surgiram novas abordagens e, por esse motivo, foram incorporadas linhas da semiótica a fim de responder aos questionamentos propostos. Perez, Lencastre e Côrte-Real contribuíram como fontes para elucidar as questões relacionadas à marca, visando mapear como ocorre a construção de vínculos emocionais e afetivos que vão além das funções de identidade e diferenciação propostas, em princípio, para a marca. Como complemento do percurso de análise foi incorporada a semiótica psicanalítica, para aprofundar a relação do consumidor com a marca. A dissertação inicia-se com uma pesquisa bibliográfica relacionada ao futebol, em especial, sobre a presença do Brasil nas Copas do Mundo e tem por objetivo analisar como as Copas são recebidas pelos expectadores e de que forma alavancam a comunicação da marca de materiais esportivos. Em capítulo específico foi discutido o papel da marca, partindo da sua origem até chegar aos conceitos de marca pós-moderna, descritos por Semprini.
Palavras-chave: Publicidade. Nike. Personagem. Semiótica. Semiótica. Psicanalítica. Marca.