Resumo
Este artigo propõe o estudo sobre as transformações no bairro de Itaquera a partir das narrativas dos operários que trabalham na construção da Arena Corinthians. O local escolhido para a abertura da Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 2014 passa por transformações físicas e simbólicas, capazes de reorganizar as práticas socioculturais e as representações que os trabalhadores do estádio têm do bairro. Este estudo a partir do campo da Comunicação e Consumo com caráter teórico-empírico busca responder o seguinte problema: como os operários da Arena Corinthians percebem as transformações do bairro de Itaquera a partir da construção do estádio do Sport Clube Corinthians Paulista?
Palavras-chave: Comunicação e Consumo; Megaeventos; Cidades.
Abstract
This paper proposes a study on the changes in the Itaquera neighborhood from the narratives of the workers working in the construction of Corinthians Arena. The venue for the opening of the World Cup Soccer FIFA 2014 undergoes physical and symbolic, able to rearrange the socio-cultural practices and representations that workers have the stadium neighborhood transformations. This study from the field of Communication and Consumption with theoretical and empirical attempts to answer the following problem: how workers perceive the Corinthians Arena transformations of Itaquera neighborhood from the construction of the stadium of Sport Club Corinthians Paulista?
Keywords: Communication and Consumption; Mega events; Cities.
Referência
SERAFIM, Daniel Sena. A representação da cena urbana do bairro de Itaquera a partir das narrativas dos operários que trabalham na Arena Corinthians.
Logos: Comunicação e Universidade. Rio de Janeiro, v. 1, n. 24, p. 1-17, 2014.