Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1415-4676

Acerca da violência por meio do futebol no ensino de Educação Física: retratos de uma prática e seus dilemas

Periódico / Revista

Pensar a Prática

Número

n. 2

Ano

2008

Volume

v. 11

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Goiânia

Páginas

p. 139-147

Arquivos

Resumo

Este artigo trata de uma experiência pedagógica em Educação Física, associada ao estágio supervisionado de formação universitária. Nessa experiência, realizada em uma escola pública da área urbana de Florianópolis, desenvolvemos, por meio do futebol, a sensibilização dos alunos e das alunas para as relações de violência que permeavam suas práticas. Descrevemos e analisamos as escolhas didáticas, os acordos e regras adotados, os avanços e fragilidades da experiência. Os resultados suscitam dúvidas quanto à formação de professores ao apontar para a falta de legitimidade da disciplina no espaço pedagógico e questionar os impasses de uma pedagogia que se pretenda crítica: vetores que não se restringem ao âmbito do racional e que impulsionam a prática, a necessidade (e dificuldade) de se ultrapassar o saber-fazer e tomar o corpo em sua multiplicidade como objeto.

Resumo (outro idioma)

Este artículo trata de una experiencia pedagógica em Educación Física realizada en escuela pública de um barrio de la zona urbana de una ciudad del sur de Brasil, asociada a la práctica de la enseñanza de la formación de profesores. En esa experiencia, desarrollamos, por médio del fútbol, la sensibilización de alumnos y alumnas para las relaciones de violencia que atraviesa sus prácticas. Describimos y analizamos las elecciones didácticas, los acuerdos y reglas adoptadas, los avances y fragilidades de la experiencia. Los resultados suscitan dudas cuanto a la formación de profesores al señalar la falta de legitimidad de la asignatura en el espacio pedagógico y plantear los impases de una pedagogía que se pretenda crítica: vectores que no se restringen al ámbito racional y que impulsan la práctica, la necesidad (y dificultad) de ultrapasarse el saber-hacer y tomar el cuerpo como objeto en su multiplicidad.

Abstract

This article relates a pedagogical experiment in physical education which was associated to an undergraduate practical teaching program. In this experiment, which took place in a public school in the urban area of Florianopolis, we used football as a means to develop male and female students’ perceptions of the violence that permeated their activities. We described and analyzed teaching choices, the rules and agreements that were reached, as well as the strengths and weaknesses of the experiment. Results have casted doubts over teacher education as they point to a lack of pedagogical legitimacy in physical education as a school subject. They also lead to questioning the difficulties for implementing a critical pedagogy: elements that are not restricted to the rational scope of things and yet set the activities in motion; the need and the hardship of going beyond the know-how in order to consider the human body in all its multiplicity.

Referência

ALBINO, Beatriz Staimbach; ZEISER, Cristiane Camila; BASSANI, Jaison José; VAZ, Alexandre Fernandez. Acerca da violência por meio do futebol no ensino de Educação Física: retratos de uma prática e seus dilemas. Pensar a Prática. Goiânia, v. 11, n. 2, p. 139-147, 2008.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A