Quem se atrever a estudar o futebol vai se deparar com poucas referências sobre o assunto, apesar de toda sua repercussão. Esse esporte, de forma geral, é rejeitado pelos acadêmicos, mesmo que seja uma área em ascensão. Dentre os poucos estudos, percebe-se uma divisão entre os autores que veem nesta manifestação de lazer um momento de alienação, num viés frankfurtiano/marxista ortodoxo, e outra vertente que analisa o seu caráter lúdico e uma possibilidade de ascensão social. Para verificar como poderiam se dar as influências de alguns estudos das Ciências Humanas e Sociais sobre o futebol, este artigo pretende analisar possíveis contribuições de diferentes âmbitos de pesquisas para as análises comunicacionais a respeito desse esporte. São aqui discutidos e interpretados autores frankfurtianos, em especial Adorno e Benjamin, e uma perspectiva de quem estuda os esportes sob as Materialidades da Comunicação, caso de Gumbrecht.
Palavras-chave: Indústria Cultural. Futebol. Adorno. Benjamin. Gumbrecht