Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Além das quatro linhas

o futebol no ensino de geografia
Ano

2013

Faculdade/Universidade

Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências

Orientador(a)

Ivaine Maria Tonini

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Geografia

Páginas

123

Arquivos

Resumo

O futebol produz paisagens em vários locais, independente de suas origens ou localização geográfica, entre estes locais, está a escola. Este trabalho discute a temática do futebol na produção de paisagens e no ensino de Geografia. Através do futebol e a partir da noção do conceito de paisagem, produzida e reproduzida nos simbolismos das práticas culturais, nesta dissertação são problematizadas as imagens veiculadas na mídia sobre futebol e investiga-se em que medida os alunos compreendem a produção das paisagens através do futebol. A dissertação apresenta reflexões da paisagem do futebol, procurando mostrar a partir do solo teórico da Geografia Cultural, que há vários simbolismos nestas paisagens inscritas no espaço geográfico. Diante disso, analisa-se as formas e os valores que as paisagens deste esporte vêm adquirindo e que possibilitam que os alunos tenham compreensão diversificada da e na paisagem. Utiliza-se como ferramentas teóricas os conceitos de paisagem, identidade, consumismo para analisar o material empírico desta pesquisa. Este compreende atividades didáticas com imagens, reportagens e vídeos, construção de textos, e elaboração de desenhos e questionários sobre as discussões geradas em aulas por alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância dos estádios de futebol como elemento matriz no simbolismo para produção das paisagens desse esporte. Os dados confirmam que as paisagens geradas pelo futebol incentivam os alunos a realizarem investimentos constantes para se manterem torcedores atrativos e desejáveis. Também, o futebol destaca-se como um importante elemento na formação da identidade dos alunos, que pode relacionar-se às paisagens e ao consumo. Assim, foi possível analisar sobre a presença do futebol no cotidiano dos alunos, de forma a produzir paisagens, principalmente através dos valores simbólicos vinculados ao esporte que se manifestam nas paisagens, seja em locais próximos ou distantes dos alunos. Neste contexto, a mídia apresenta-se como uma importante forma de influenciar os alunos em relação aos simbolismos das paisagens, na formação de identidades e no consumo relacionado ao futebol. Com as atividades conseguiu-se analisar com os alunos as paisagens produzidas pelo futebol e proporcionar a reflexão sobre as mesmas.

Palavras-chaves: ensino de geografia; proposta pedagógica, paisagem; consumismo; identidade.

Abstract

Football produces landscapes in several places, regardless of origins or geographic localization schools are included in such venues. This study approaches the theme of football in the production of landscapes along with teaching Geography. Through football and through the concept of landscape, produced and reproduced on symbols of cultural practices, this dissertation discusses the images disclosed by the media about football and investigates how the production of images through football are perceived by students. The research presents reflections on the landscape of football and seeks to show, based on the theory of Cultural Geography, that there are several symbolisms on the landscapes registered on the geographic space. From this, an analysis on the forms and values the landscapes of this sport have acquired is offered, as well as how they allow students to understand landscape in a diversified way. Theoretical tools comprise the concepts of landscape, identity, and consumption to analyze the empirical material of this study. Activities of analyses included work with images, news articles and videos, writing, drawing, and designing questionnaires about the discussions that took place in class among elementary students of a public school. The results of this research point to the importance of football stadiums as a matrix element in the symbolism for the production of landscapes of this sport. The data confirm that landscapes generated by football encourage students to spend money constantly in order to keep being attractive and desirable supporters. Also, football stands out as an important element to shape up students‟ personalities, factor that may be related to landscapes and consumerism. Thus, it was possible to analyze the presence of football in students‟ everyday, in a fashion that it produces landscapes, mainly through the symbolic values linked to the sport that are expressed on landscapes, on places that are either close or far from them. In this context, the media represents an important way of influencing students about the symbolisms of the landscapes, the formation of identities, and consumption related to football. Based on the activities, it was possible to analyze along with students the landscapes produced by football and, therefore, offer a moment to reflect about them.

Keywords: teaching Geography; teaching proposal; landscape; consumerism; identity.

Sumário

VAI COMEÇAR O JOGO, 11

Preleção, 11

Aquecendo para o jogo, 12

1. ORGANIZANDO O ESQUEMA TÁTICO, 18

2. AS EQUIPES ENTRAM EM CAMPO… O FUTEBOL NA SOCIEDADE, 28

3. ASSISTINDO AO JOGO… AS PAISAGENS DO FUTEBOL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, 33
3.1 As paisagens do futebol pelos alunos, 34
3.2 Futebol como uma prática cultural dominante nas paisagens, 55
3.3 Paisagens… outras ideias, 58

4. COMPRANDO A CAMISETA, O CADERNO… FUTEBOL E CONSUMO, 61
4.1 O futebol e o consumo, 61
4.2 O consumo e as paisagens dos estádios, 76

5. FUTEBOL, CAMISETAS, SÍMBOLOS… IDENTIDADES, 86
5.1 Identidade e consumo, 87
5.2 Os alunos-torcedores, 95

6. APITO FINAL, MAS O CAMPEONATO CONTINUA, 106

REFERÊNCIAS, 112

ANEXOS, 116

Referência

HOLGADO, Flávio Lopes. Além das quatro linhas: o futebol no ensino de geografia. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Porto Alegre, 2013.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A