Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Avaliação crítica de modelos pedagógicos de ensino das habilidades táticas no futebol

Ano

2007

Tema

Congresso

Nome do congresso

XV CONBRACE & III CONICE

Cidade

Recife

Páginas

p. 1-10

Arquivos

Resumo

Avaliação crítica dos modelos pedagógicos mais utilizados no ensino de habilidades esportivas – analítico-sintético / global-funcional – a partir dos princípios teóricos de Galperin, seguidor de Vygotsky. Apresentação dos dados referentes à observação direta da utilização desses modelos. Os resultados indicam as seguintes características: aprendizagem por tentativa e erro; grande incidência de erros; evolução gradual / lenta; generalização incerta; referenciais para ação restritos ao resultado final; falta de consciência do processo como um todo. Recomenda-se que os jogadores devam ter acesso aos conceitos táticos que orientam a análise das circunstâncias do jogo e a tomada de
decisão sobre o quê fazer.

Referência

REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Avaliação crítica de modelos pedagógicos de ensino das habilidades táticas no futebol. 2007, Recife. XV CONBRACE & III CONICE. Congresso 2007.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A