Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2316-932X

Análise dos fatores associados à receita líquida e ao público pagante dos jogos nos estádios de futebol do campeonato Alagoano, 2009-2019

Arquivos

Resumo

Objetivo do estudo: Buscou-se através deste estudo encontrar os principais fatores associados ao público pagante e à receita de jogos nos estádios do Campeonato Alagoano, no período 2009-2019.
Metodologia: Com base nos dados da Federação Alagoana de Futebol, estatísticas descritivas, modelos econométricos por Mínimos Quadrados Ordinários, Modelos Lineares Generalizados, e Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios foram explorados, a fim de apresentar para a sociedade local a importância e a potencialidade do torneio a partir dos dados.
Principais resultados: Os principais resultados mostram que preço, capacidade do estádio, fase do campeonato e clássicos impactam positivamente na receita real líquida e no público pagante, enquanto a renda possui uma relação negativa.
Contribuições teóricas/metodológicas: A literatura existente sobre determinantes de público no estádio foca em competições nacionais, assim, uma das principais contribuições deste trabalho é o foco em um campeonato estadual que apesar de um estado fora do “centro futebolístico”, possui dois times da série B do campeonato nacional, entender os fatores associados à receita desses jogos é de fundamental importância.
Contribuições sociais/para a gestão: Entender os fatores associados à receita líquida é de fundamental importância para uma melhor gestão dos campeonatos de futebol, tanto em sua importância social como na econômica.

Palavras-chave: Economia do futebol, Econometria aplicada, Campeonato Alagoano.

Resumo (outro idioma)

Objetivo del estudio:Este estudio buscó encontrar los principales factores asociados con el público pagante y las recetas de los juegos en los estadios del Campeonato Alagoano, en el período 2009-2019.Metodología:Con base en datos de la Federación Alagoana de Fútbol, se exploraron estadísticas descriptivas, modelos econométricos por Mínimos Cuadrados Ordinarios, Modelos Lineales Generalizados y Efectos Fijos y Efectos Aleatorios con el fin de presentar la importancia y el potencial del torneo a la sociedad local desde los datos.Principales resultados:Los principales resultados muestran que el precio, la capacidad del estadio, la etapa del campeonato y los clásicos impactan positivamente en los ingresos reales netos y en el público pagador, mientras que los ingresos tienen una relación negativa.Aportes teóricos/metodológicos:La literatura existente sobre los determinantes de la audiencia de los estadios se enfoca en las competencias nacionales, por lo que uno de los principales aportes de este trabajo es el enfoque en un campeonato estadual que, a pesar de ser un estado fuera del “centro de fútbol”, cuenta con dos equipos de la Série B del campeonato nacional, entender los factores asociados a la recaudación de estos juegos es de fundamental importancia.Contribuciones sociales/de gestión:Comprender los factores asociados con los ingresos netos es de fundamental importancia para una mejor gestión de los campeonatos de fútbol, tanto en su importancia social como en la económica.

Palabras clave:Economía del fútbol.Econometría aplicada.Campeonato alagoano. 

Abstract

Objective:We aimed to find the main variables associated with paying audience and revenue from football games in the stadiums of Alagoas Championship, in the period2009-2019.Methodology:Based on data from the Alagoas Football Federation, descriptive statistics, econometric models (Ordinary Least Squares, Generalized Linear Models, and Fixed and random effects of panel data) were analysed, to present the importanceand potential on the championship to the local society.Mains results:The main results show that price, stadium capacity, championship stage and classics positively impact net real revenue and paying audience, while income has a negative relationship.Theoretical/methodological contributions:The existing literature on stadium audience determinants focuses on national championship, thus, one of the main contributions of this paper is the focus on a state championship that despite a stata outside the “football center”, it has two teams from the series B of the national championship, understanding the variables associated on the stadium revenue is of the fundamental importance.Social/Management Contributions:The study of the variables associated with football stadium net revenue has fundamental importance for better management of football championships highlighting both their social and economic dimension.

Keywords:Football economics.Applied econometrics.Alagoas championship.

Referência

SANTOS, Anderson Moreira Aristides dos; LIMA, Brendo Henrique de; SANTOS, Anderson David Gomes dos. Análise dos fatores associados à receita líquida e ao público pagante dos jogos nos estádios de futebol do campeonato Alagoano, 2009-2019. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 11, n. 3, p. 605–636, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A